O programa residência pedagógica como espaço formativo e de mobilização do Conhecimento Didático-Matemático
perspectivas teóricas e metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p412-438Palavras-chave:
Programa residência pedagógica, Conhecimento didático-matemático, Idoneidade didática, Preceptor, Formação de professores de matemáticaResumo
Este artigo assume a perspectiva do estudo meta-analítico para apresentar discussões acerca de perspectivas teóricas e metodológicas que contribuam para o entendimento do Programa Residência Pedagógica como espaço formativo e de mobilização do Conhecimento Didático-Matemático. Para tanto, considerou-se como córpus de análise um conjunto de cinco dissertações de Mestrado, defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, vinculadas ao Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas de Formação de Professores que ensinam Matemática, liderado pelos autores do presente artigo. Os dados foram organizados e analisados a partir de três categorias analíticas, a saber: i) CDM: Facetas Ecológica Interacional; ii) Idoneidade didática e iii) Formação de formadores. Para analisá-los, buscou-se respaldo teórico em estudos que versam sobre a Formação de Professores e sobre o Conhecimento Didático-Matemático. Na dimensão teórica, as pesquisas têm se ocupado de refletir o construto teórico do EOS, em especial, o que concerne às facetas do CDM e aos Critérios de Adequação Didática. O aprofundamento teórico, bem como a contribuição com seus avanços, a partir das pesquisas, é fundamental para que surjam novos horizontes investigativos. No que tange à dimensão metodológica, as investigações no âmbito do NEPEFEM têm mostrado a importância de utilizar critérios e componentes, propostos pelo modelo CDM, nos processos de produção de dados e de reflexão sobre a prática docente. Ademais, os estudos aqui analisados sinalizam a necessidade de aperfeiçoá-los e adaptá-los para a realidade da formação de professores de Matemática no Brasil, em especial, quando essas pesquisas se voltam para as políticas públicas, como é o caso do PRP.
Metrics
Referências
Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389–407. doi:10.1177/0022487108324554. Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: What makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389–407. doi:10.1177/0022487108324554;
Cyrino, M. C. C. T. (2017). Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, 10(24), 699- 712. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5518
Faria, R. A. (2023). O movimento de constituição da identidade de formador de professores: indícios revelados por preceptores de Matemática do Programa Residência Pedagógica. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto]
Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2006). Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Autores Associados.
Font, M. V. (2011). Competencias profesionales en la formación inicial de profesores de matemáticas de secundaria. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 7(26). https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/924
Frade, I. M. S. A. (2022) Critérios de idoneidade didática mobilizados por futuros professores de Matemática na elaboração de um plano de aula, envolvendo a perspectiva do trabalho em grupo. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto]. http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16210
Godino, J. D. (2009). Categorías de Análisis de los conocimientos del Profesor de Matemáticas. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 20, 13-31. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1063
Godino, J. D., Batanero, C., & Font, V. (2007). The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM. The International Journal on Mathematics Education, 39(1), 127-135.
Godino, J. D. (2011). Indicadores de la idoneidad didáctica de procesos de enseñanza y aprendizaje de las Matemáticas. Anais XIII CIAEM-IACME, Recife, Brasil.
Hill, H.C., Ball, D.L. & Schilling, S.G. (2008). Unpacking Pedagogical Content Knowledge: Conceptualizing and Measuring Teachers' Topic-Specific Knowledge of Students. Journal for Research in Mathematics Education, 39, 372-400
Horta, A. B. (2023). Investigação da faceta interacional do Conhecimento Didático-Matemático, no contexto do Programa Residência Pedagógica: um olhar de preceptores e residentes. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto].
Martins, A. C, Frade, I. M. S. A., & Tinti, D. S. (2022). O Programa Residência Pedagógica e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático. Revista Educação Matemática Pesquisa, 24(4). https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p385-421.
Martins, A. C. (2022). Critérios de idoneidade didática evidenciados em um processo formativo com futuros professores de Matemática, pautado na elaboração de um plano de aula na perspectiva da Gamificação. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto] .http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16208
Ortiz, C. V., & Alsina, A. (2017). Aproximación al conocimiento común del contenido para enseñar probabilidad desde el modelo del Conocimiento Didáctico-matemático. Educación matemática, 29(3), 79-108. Epub 14 de febrero de 2022. https://doi.org/10.24844/em2903.03
Pino-Fan, L., & Godino, A. (2015). Perspectiva ampliada del conocimiento didáctico-matemático del profesor. Paradigma, 36(1), 87-109.
Ponte, J. P. (2006). Os desafios do Processo de Bolonha para a formação inicial de professores. Revista de Educação, 14(1), 19-36. http://hdl.handle.net/10451/3166
Santos, P. F. (2023). Elementos da faceta ecológica do Conhecimento Didático-Matemático mobilizados por licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Ouro Preto].
Schoenfeld, A. H., & Kilpatrick, J. (2008). Toward a theory of proficiency in teaching mathematics. international handbook of mathematics teacher education, 2, 1-35. https://shre.ink/QJNv.
Silva, J. F., & Tinti, D. S. (2021). Planejamento de espaços formativos e a mobilização do Conhecimento Didático-Matemático: um olhar para o Programa Residência Pedagógica. Revemop, 3, e202136. https://doi.org/10.33532/revemop.e202136.
Silva, Y. B. F, Santos, P. F, & Silva, J. F. (2022). Conhecimento didático-matemático de futuros professores participantes do programa residência pedagógica para o ensino de educação financeira. Revista Educação Matemática Pesquisa, 24(4). https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p293-330.
Souza, G. O., & Tinti, D. da S. (2021). Um panorama das pesquisas brasileiras (2004 a 2019), envolvendo Metodologias Ativas no Ensino de Matemática. Revista Paranaense De Educação Matemática, 10(22), 385–405. https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.22.385-405
Souza, G. O., & Tinti, D. S. (2022). Análise da implementação do subprojeto matemática do Programa Residência da UFOP: contextos, ações e desafios. Revista @mbienteeducação, 15(00), e022019. https://doi.org/10.26843/ae.v15i00.1158.
Tinti, D. S., & Silva, J. F. (2020). Estudo das repercussões do Programa Residência Pedagógica na formação de Professores de Matemática. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 12(25), 151–172. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.404.
Tinti, D. S., Silva, J. F., & Faria, R. A. (2021). Cenário da distribuição de cotas para residentes do Edital 01/2020 da CAPES. Epistemologia e Práxis Educativa, 4, 1-18. https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i2.12390
Tinti, D. S., & Silva. J. F. (2022). A pesquisa sobre a formação de professores de matemática na interface com o programa residência pedagógica. Revista Educação Matemática Pesquisa, 24(4). https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p001-032.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).