Representações de um gráfico de setores para alunos cegos no ensino de estatística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p092-110

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Gráficos de Setores, Representações Acessíveis, Ensino de Estatística

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar como um aluno cego congênito pode realizar a leitura tátil de algumas representações de um gráfico de setores acessíveis. O gráfico apresentado neste trabalho foi retirado de um livro didático de matemática em tinta e representado por meio de grafo-táteis produzidos pelo programa Braille Fácil, pelo software MONET e artesanalmente utilizando diferentes artefatos materiais, tais como EVA, cubinhos do material dourado e diversos tipos de texturas. Este estudo se baseou em trabalhos e pesquisas relacionados às representações gráficas estatísticas e à confecção de materiais acessíveis para alunos cegos e com baixa visão, em especial, grafo-táteis. A metodologia utilizada neste artigo tem caráter qualitativo e foram utilizadas  técnicas de entrevistas baseadas em tarefas. Por meio deste instrumento metodológico, descrevem-se o perfil do entrevistado e a maneira como ele realizou a leitura tátil das representações gráficas apresentadas. Nos resultados obtidos, percebeu-se que a interpretação de um gráfico não é aprendida espontaneamente; segue em etapas para que o aluno possa processar as informações de modo a conectá-las e adquirir um conhecimento que seja significativo para ele.

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Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso dos Santos, UFRJ

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física

Claudia Coelho de Segadas Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação Matemática

Antônio Carlos Fontes dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Física

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

SANTOS, R. C. dos; VIANNA, C. C. de S.; SANTOS, A. C. F. dos. Representações de um gráfico de setores para alunos cegos no ensino de estatística. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 4, p. 092–110, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i4p092-110. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62577. Acesso em: 2 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar