“Eu sei fazer na prática, mas não sei fazer na gramática”

reflexões sobre os diferentes saberes matemáticos de idosos em processo de alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p234-260

Palavras-chave:

Educação de idosos, Ensino de matemática, Etnomatemática

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo com idosos matriculados em uma turma de alfabetização pertencente à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Uberaba - MG. O principal objetivo foi conhecer os motivos de afastamento e retorno ao contexto escolar desses alfabetizandos e evidenciar os diferentes saberes matemáticos manifestados por eles durante a pesquisa. Para tanto, foi desenvolvido um estudo empírico, de natureza qualitativa, cujas principais ferramentas de produção de dados foram observações participantes e entrevistas semiestruturadas. Tanto os registros presentes no diário de campo, quanto os enunciados dos sujeitos da pesquisa foram objetos de análise deste estudo. Os resultados indicam que esses sujeitos não vivenciaram processos de escolarização anteriormente por uma convergência de inúmeros fatores, cujo principal residiu na ausência de um sistema educacional que assegurasse seu direito à educação, e atualmente, na busca pela efetivação desse direito, eles retornam com a variedade de saberes matemáticos produzidos e mobilizados por meio de suas práticas sociais em situações diversas. Concluímos destacando a necessidade de se avançar com novas práticas pedagógicas nas quais esses diferentes saberes matemáticos sejam foco de discussão.

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Biografia do Autor

Douglas Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Cursando Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. 

Carla Cristina Pompeu, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorado em Educação

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Publicado

2023-12-23

Edição

Seção

Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar