A trajetória acadêmico-profissional de um formador de professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p114-150

Palavras-chave:

Formador de professores de matemática, Ensino de sistemas de equações lineares, Identidade docente, Análise narrativa

Resumo

Esta pesquisa envolve um formador de futuros professores de Matemática e o ensino de Álgebra Linear e é parte de um estudo em andamento. O estudo traz como objetivos: (i) refletir e analisar as narrativas de um formador de professores sobre as características da disciplina de Álgebra Linear em um curso de Licenciatura em Matemática; e (ii) compreender como o perfil acadêmico/profissional de um formador de professores modela e/ou interfere no planejamento da disciplina de Álgebra Linear para o ensino de Sistemas de Equações Lineares. Os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa documental e da observação de uma entrevista episódica realizada individualmente com um formador de professores de Matemática. A pesquisa qualitativa interpretativa foi o caminho metodológico utilizado para a construção dos textos de campo, que envolveu a pesquisa documental e a seleção de trechos de uma entrevista episódica, realizada de forma remota, referente às reflexões por meio de uma análise narrativa dos dados. Os resultados apontaram que a experiência pessoal do formador de professores de Matemática influenciou a construção de sua identidade docente no Ensino Superior; sobre a organização da disciplina, por meio do plano de ensino, observa-se que o formador de professores procurou trabalhar a formalização e a argumentação, tendo em vista atender os conteúdos da ementa da disciplina. Verificou-se a necessidade de mais estudos sobre os papéis e identidades dos formadores de professores de Matemática, as fragilidades do Projeto Político Pedagógico relacionadas à prática docente e o envolvimento de formadores de professores em contextos formativos.

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Biografia do Autor

Janaína Mendes Pereira da Silva, Universidade Federal do ABC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática - Universidade Federal do ABC (UFABC), Mestra em Educação pela Universidade de Brasília - Linha de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática/ECMA (2019), Especialista em Metodologias de Ensino em Matemática pelo Departamento de Matemática/UnB (2018). Licenciada em Matemática e Pedagogia. Atua como docente no Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio. Membra dos Grupos de Pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (GECIMAS/UFABC), Formação Matemática para o Ensino (FORMATE/UFABC) e Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM/Mat/UnB).

Evonir Albrecht, Universidade Federal do ABC

Formado em Magistério, para atuar com os anos iniciais da Educação Básica pelo Colégio Cenecista Marechal Arthur da Costa e Silva de Guarujá do Sul, SC; Atuou nos anos iniciais da Educação Básica e Ensino Infantil; Licenciado em Matemática com habilitação em Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho; Especialista em Psicopedagogia, Ensino de Física, Gestão da educação Pública; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Pós Doutorado com ênfase nos Elementos do Enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica contemplados nas diretrizes curriculares e nas questões do ENADE para os cursos de Licenciatura em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Professor da rede municipal de Guarujá do Sul-SC, Caraguatatuba e São Paulo/SP e da rede estadual de Educação Básica nos estados de Santa Catarina e São Paulo; Professor no Centro Universitário Módulo na cidade de Caraguatatuba, nas Universidades Nove de Julho, FMU, Cruzeiro do Sul na cidade de São Paulo; Atuou como Tutor on-line pela FUNCAMP no programa REDEFOR do governo do Estado de São Paulo. Foi Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Cultura, é Professor Adjunto na Universidade Federal do ABC na graduação e pós-graduação. Atua junto ao Programa de Pós-Graduação da UFABC, nas linhas de pesquisa: ensino, aprendizagem, currículo, CTS, estágio supervisionado, ensino de astronomia e formação de Professores. É parecerista em diferentes revistas científicas.

Regina da Silva Pina Neves, Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002), Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília e Pós-doutorado em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (2021) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática;3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia; coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; Docente e orientadora do Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMAT);4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Atuou como Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Distrito Federal (Gestão 2014-2017). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática (LEMAT); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática em Rede (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Líder do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática da UnB (GIEM); Membro do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB).

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Revisoras: Márcia Aparecida Mariano da Silva Pina e Gislene Maria Barral Lima Felipe da Silva

Tradutora/revisora: Gislene Maria Barral Lima Felipe da Silva

Publicado

2024-04-30

Como Citar

SILVA, J. M. P. da; ALBRECHT, E. .; NEVES, R. da S. P. A trajetória acadêmico-profissional de um formador de professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 114–150, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p114-150. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63270. Acesso em: 22 dez. 2024.