A filosofia da diferença atravessando a educação matemática

cartografia dos discursos apresentados na ANPED GT-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p499-522

Palavras-chave:

Educação matemática, Filosofia da diferença, Formação de professores, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo procurou cartografar as composições tecidas, nos últimos 10 anos, entre a matemática e a filosofia da diferença, nos trabalhos publicados nos anais do grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Nesse período, ocorreram cinco encontros, totalizando 87 trabalhos apresentados, dos quais nove pensados e tecidos com base na filosofia da diferença, mais precisamente no pensamento de Giles Deleuze e Felix Guattari. Percebe-se o predomínio de trabalhos do Grupo da Universidade de Juiz de Fora, chamado “Travessia”. Dos nove trabalhos apresentados, cinco problematizam o ensino e a aprendizagem na sala de aula, três foram tecidos depois dos encontros de formação e um foi um convite para a discussão de possibilidades de construir pontes e resistir às políticas necrófilas que assolaram a educação brasileira em forma de uma roda de conversa entre os participantes da 40.ª Reunião do GT-19 da ANPEd. Conclui-se que existe uma matemática menor preocupada com o movimento de forças que resistem e re(existem) na perspectiva de uma matemática menos prescritiva e mais inventiva.

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Biografia do Autor

Jaqueline Magalhães Brum, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutorado em Educação

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

BRUM, J. M.; CARVALHO, J. M.; SILVA, S. K. da . A filosofia da diferença atravessando a educação matemática: cartografia dos discursos apresentados na ANPED GT-19 . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 499–522, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p499-522. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63820. Acesso em: 22 dez. 2024.