A filosofia da diferença atravessando a educação matemática

cartografia dos discursos apresentados na ANPED GT-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p499-522

Palavras-chave:

Educação matemática, Filosofia da diferença, Formação de professores, Ensino e aprendizagem

Resumo

Este artigo procurou cartografar as composições tecidas, nos últimos 10 anos, entre a matemática e a filosofia da diferença, nos trabalhos publicados nos anais do grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Nesse período, ocorreram cinco encontros, totalizando 87 trabalhos apresentados, dos quais nove pensados e tecidos com base na filosofia da diferença, mais precisamente no pensamento de Giles Deleuze e Felix Guattari. Percebe-se o predomínio de trabalhos do Grupo da Universidade de Juiz de Fora, chamado “Travessia”. Dos nove trabalhos apresentados, cinco problematizam o ensino e a aprendizagem na sala de aula, três foram tecidos depois dos encontros de formação e um foi um convite para a discussão de possibilidades de construir pontes e resistir às políticas necrófilas que assolaram a educação brasileira em forma de uma roda de conversa entre os participantes da 40.ª Reunião do GT-19 da ANPEd. Conclui-se que existe uma matemática menor preocupada com o movimento de forças que resistem e re(existem) na perspectiva de uma matemática menos prescritiva e mais inventiva.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jaqueline Magalhães Brum, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação

Sandra Kretli da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutorado em Educação

Referências

Barros, L. P. & Kastrup, V. Cartografar é acompanhar processos. In: PASSOS, et al. (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa, intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015. pp. 52-75.

Borba, M. & Skovsmose, O. A ideologia da certeza em educação matemática. In: SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica. SP, Campinas: Papirus, 2001. pp. 127-148.

Brum, J. M. Redes cotidianas de saberes e fazeres matemáticos: sobre possíveis potências e experiências de vida. (2010). [Thesis Doctorate in Education da Universidade Federal do Espírito Santo]. https://sappg.ufes.br/tese_drupal/nometese_5_JAQUELINE %20MAGALH%C3ES%20BRUM20131011-150802.pdf.

Brum, J. M. ... e amizades. In: Ferraço, C. E. (Ed.) ...currículos em redes. Curitiba: CRV, 2016, pp. 149-156.

Brum, J. M . A noção de problema em Deleuze e a matemática e... In: BELLO, S. E. L.; AURICH, G da R. & SANTOS, G. S. dos (Eds.). Deleuze E Educação E Matemática E... rachar as coisas, rachar as palavras. São Leopoldo: Oikos, 2022, pp. 156-168.

Brum, J. M. & Santos-Wagner, V. M. P. dos. Estratégias de resolução de problemas de divisão não rotineiros. In: Revista Teoria e Prática da Educação, v. 18, n. 2, 2015, pp. 121-132.

Brum, J. M. & Moreira, N. E. R. Força, forma e pintura: movimentos na formação continuada de professores a distância. In: CARVALHO, Janete Magalhães (Eds.). Currículo e estética: da arte de educar. Curitiba: CRV, 2020, pp. 291-318.

Clareto, S. M. (2012). A maçã e o número: políticas cognitivas, invenção e educação matemática. In: Anais da 35ª. Reunião da Anped, p. 1-13. http://35reuniao.anped.org.br/?_ga=2.158291132.709644407.1694716591-1563683288.1663380299.

Clareto, S. M. (2013). Matemática como acontecimento na sala de aula. In: Anais da 36ª. Reunião da Anped, p. 1-15. http://36reuniao.anped.org.br/?_ga=2.226507675.709644407.1694716591-1563683288.1663380299. Accessed Sept. 28, 2022.

Clareto, S. M.. (2015). Sala de aula de Matemática: pesquisa e enfrentamento do fora. In: Anais da 37ª. Reunião da Anped, p 1-14. http://37reuniao.anped.org.br/?_ga=2.195983274.709644407.1694716591-1563683288.1663380299.

Clareto, S. M. & Fernandes, F. S. (2021). Roda de conversa o que acontece? Educação (matemática) no enfrentamento de uma política fascista. In: Anais da 40ª. Reunião da Anped. p. 1-1. https://40reuniao.anped.org.br/?_ga=2.167776423.709644407.1694716591-1563683288.1663380299.

Costa, L. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. In: Revista Digital do LAV. Santa Maria, v. 7, n. 2, p. 66-77, maio/ago. 2014.

Deleuze, G. Lógica dos sentidos. Translation Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2015.

Deleuze, G. Diferença e repetição. Translation Luiz Orlandi. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

Deleuze, G. Proust e os signos. 2. ed. Translation A. C. Piquet e R. Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

Deleuze, G., Parnet, C. Diálogos. Translation Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

Deleuze, G & Guattari, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995, v. 1.

Deleuze, G., Guattari, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. Translation Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Edições 34, 2010.

Deleuze, G & Guattari, F. Kafka: por uma literatura menor. Translation Cíntia Vieira da Silva; revisão da tradução Luiz B. L. Orlandi. 1. ed.; 1.ª reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Foucault, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

Kastrup, V. A invenção de si e do mundo. Belo Horizonte. Autêntica, 2007a.

Kastrup, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: Revista Psicologia & Sociedade. 2007b. https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000100003.

Klüber, T. E, Tambarussi, C. M. & Mutti, G. de S. L. O problema filosófico da representação e desdobramentos para a modelagem matemática na educação matemática. In: Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, pp. 289-324, 2022.

Larrosa, J. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte. Autêntica, 2004.

Martins, E. A vizinha antipática que sabia matemática. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2014.

Nietzsche, F. Assim falou Zaratrusta (1884). Translation Heloísa da Graça. São Paulo: Rideel, 2005.

_____. A Gaia Ciência. São Paulo: Companhia das Letras. 2001

Oliveira, M. E. de. (2017). Ensinar e aprender em outros verbos: uma formação de professores que ensinarão matemática enquanto travessia. In: Anais da 38ª. Reunião da Anped, p. 1-18. http://38reuniao.anped.org.br/?_ga=2.155066174.709644407.1694716591-1563683288.1663380299.

Oliveira, M. E. de. Experiência, aprendizagem e formação: metamorfoses em movimento. In: Anais da 39ª. Reunião da Anped. p 1-7. http://39.reuniao.anped.org.br/?_ga=2.221724446.709644407.1694716591-1563683288.1663380299.

Rolnik, S. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

Rolnik, S.. Cartografia sentimental: Transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2006.

Rotondo, M. A. S. (2013) O Nunca em educação matemática: por uma política cognitiva inventiva. In: Anais da 36.ª Reunião da Anped. p. 1-16. http://36reuniao.anped.org.br/?_ga=2.226507675.709644407.1694716591-1563683288.1663380299.

Rotondo, M. A. S. (2015). Matemática: tensão entre pensamento e formação. In: Anais da 37ª. Reunião da Anped, p. 1-14. http://37reuniao.anped.org.br/?_ga=2.195983274.709644407.1694716591-1563683288.1663380299.

Rotondo, M A. S. & Gomes, G. C. (2017). Fabulação concreto-abstrato: no entre das políticas cognitivas. In: Anais da 38.ª Reunião da Anped. p. 1-16. Avhttp://38reuniao.anped.org.br/?_ga=2.155066174.709644407.1694716591-1563683288.1663380299.

Santos, G. S. Dos, Sanchodene, V. C. & Bello, S. E. L. Filosofias da diferença e educação Matemática: conversas possíveis e inventadas. In: Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 600-678, 2022.

Zourabichvili, F. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Translation Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016.

ão Paulo: Editora 34, 2016.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

BRUM, J. M.; CARVALHO, J. M.; SILVA, S. K. da . A filosofia da diferença atravessando a educação matemática: cartografia dos discursos apresentados na ANPED GT-19 . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 499–522, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p499-522. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/63820. Acesso em: 22 nov. 2024.