A filosofia da diferença atravessando a educação matemática
cartografia dos discursos apresentados na ANPED GT-19
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p499-522Palavras-chave:
Educação matemática, Filosofia da diferença, Formação de professores, Ensino e aprendizagemResumo
Este artigo procurou cartografar as composições tecidas, nos últimos 10 anos, entre a matemática e a filosofia da diferença, nos trabalhos publicados nos anais do grupo de trabalho de Educação Matemática (GT-19) realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Nesse período, ocorreram cinco encontros, totalizando 87 trabalhos apresentados, dos quais nove pensados e tecidos com base na filosofia da diferença, mais precisamente no pensamento de Giles Deleuze e Felix Guattari. Percebe-se o predomínio de trabalhos do Grupo da Universidade de Juiz de Fora, chamado “Travessia”. Dos nove trabalhos apresentados, cinco problematizam o ensino e a aprendizagem na sala de aula, três foram tecidos depois dos encontros de formação e um foi um convite para a discussão de possibilidades de construir pontes e resistir às políticas necrófilas que assolaram a educação brasileira em forma de uma roda de conversa entre os participantes da 40.ª Reunião do GT-19 da ANPEd. Conclui-se que existe uma matemática menor preocupada com o movimento de forças que resistem e re(existem) na perspectiva de uma matemática menos prescritiva e mais inventiva.
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