Reflexões sobre o conceito de letramento matemático

a dinâmica relacional

Autores

  • Bruna Larissa Cecco Instituto Federal Farroupilha
  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0001-6744-9142

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p568-592

Palavras-chave:

Alfabetização matemática, Numeramento, Matemacia, Materacia, Relação

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, apresenta o movimento dos conceitos produzidos no âmbito da Educação Matemática para referir-se ao letramento matemático. As discussões acerca do letramento foram introduzidas no Brasil quando o termo alfabetizado não era mais suficiente para caracterizar as novas demandas de leitura e escrita da sociedade. Nessa perspectiva, a partir dos estudos brasileiros, buscamos diferentes termos que nos direcionaram a outros na literatura da área, em que destacamos: alfabetização matemática, numeramento, numeramentalização, literacia matemática, matemacia e materacia. A partir desses, temos por objetivo identificar os diferentes conceitos apresentados e as relações (in)existentes entre eles, atentando-nos à diversidade de perspectivas que compõe esse enredo. Assim, apesar da falta de unicidade em relação ao que se entende por letramento matemático, entendemos que há uma perspectiva histórica de construção e evolução de ideias sobre o ser letrado matematicamente. Ainda, sinalizamos a existência de uma dinâmica relacional entre os termos, bem como a categorização nas perspectivas da aquisição individual, prática social e crítica, não de forma estanque, mas com nuances maiores ou menores em cada uma delas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Larissa Cecco, Instituto Federal Farroupilha

Mestrado em Educação

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Graduação em Matemática (1984) pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen, integrante da Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas. É líder do Grupo de Pesquisa Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE, participa da Red Internacional de Etnomatemática (REDINET) e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma como Delegada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participa do GT 19 (Educação Matemática) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do GT 07 (Formação de Professores que ensinam Matemática) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Professor, Educação Matemática, Etnoconhecimento e Processos Educativos, Educação Indígena e do Campo, Cidades Educadoras e Pedagogias Urbanas. E-mail: lucisantosbernardi@gmail.com 

Referências

Campetti, P. H. de M. & Dorneles, B. V. (2022). Uma Revisão Integrativa e Exploratória da Literatura para os Termos Numeralização, Numeramento e Numeracia. Bolema, 36(72), 308-331. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a14

Carraher, T., Carraher, D. & Schliemann, A. (2006). Na vida dez, na escola zero. Cortez.

Carvalho, D. L. de. (2004). Alfabetismo, escolarização e educação matemática: reflexões de uma professora de matemática. In M. da C. F. R. Fonseca (org)., Letramento no Brasil habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. (pp. 107-124). Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro.

Cecco, B. L. & Bernardi, L. T. M. dos S. (2022). Letramento matemático: perspectivas e significações no contexto brasileiro. Ensino Da Matemática Em Debate, 9(1), 85-101. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i157405

Cecco, B. L. & Bernardi, L. T. M. dos S. (2023). Matemática, linguagem e letramento: Uma questão de (in)finitude. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 18(1), 1-18. https://doi.org/10.21723/riaee.v18iesp.1.17532

D’Ambrosio, U. (2002). Prefácio. In O. Danyluk, Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, Passo Fundo: Edipuf.

D’Ambrosio, U. (2004). A relevância do projeto Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF como critério de avaliação da qualidade do ensino de matemática. In M. da C. F. R. Fonseca (org.), Letramento no Brasil habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. (pp. 31-46.). Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro.

D’Ambrosio, U. (2012). Educação matemática: da teoria à prática. Papirus.

D’Ambrosio, U. (2021). A interface entre História e Matemática: uma visão histórico-pedagógica. Revista História da Matemática para Professores, 7(1), 41-64.

Danyluk, O. (2002). Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina, Passo Fundo: Edipuf.

Danyluk, O. (1991). Alfabetização matemática: o cotidiano da vida escolar. EDUCS.

Fonseca, M. da C. F. R. (2004). A educação matemática e a ampliação das demandas de leitura e escrita da população brasileira. In M. da C. F. R. Fonseca (org)., Letramento no Brasil habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. (pp. 11-30). Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro.

Fonseca, M. da C. F. R. (2014). Numeramento. In I. C. A. da S. Frade, M. da G. C. Val & M. das G. de C. Bregunci (orgs), Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Faculdade de Educação, Belo Horizonte, 2014. http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/numeramento.

Freire, P. (1996). Entrevista concedida a Ubiratan D´Ambrosio e Maria do Carmo Domite. https://www.youtube.com/watch?v=0GVrgnk_Tns

Freire, P. & Macedo, D. (2021). Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Paz e Terra.

Gomes, J. M. (2022). Alfabetização e Letramento Matemático: conhecendo as concepções presentes nas pesquisas brasileiras. [Dissertação de Mestrado em Educação – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, campus de Frederico Westphalen]. https://ppgedu.fw.uri.br/storage/siteda4b9237bacccdf19c0760cab7aec4a8359010b0/dissertacoes/discente270/arq_1665077312.pdf

Gonçalves, H. A. (2005). O conceito de letramento matemático: algumas aproximações. Virtú, 2, 1-12. Retirado em 24 de abril, 2021, de: https://www.ufjf.br/virtu/edicoes-anteriores/segunda/.

Grossi, F. C. D. P. & Fonseca, M. da C. F. R. (2023). “Da cerveja, cês não quer tirar a validade não?”: mulheres idosas alfabetizandas na EJA apropriando-se de práticas matemáticas hegemônicas. Educação Matemática Pesquisa. 25(4). 390-412. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p390-412

Kleiman, A. B. (1995). Apresentação. In A. B. Kleiman (org), Os significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercado de Letras.

Machado, N. J. (2011). Matemática e Língua Materna: análise de uma impregnação mútua. Cortez.

Maia, M. G. B. (2013). Alfabetização matemática: aspectos concernentes ao processo na perspectiva de publicações brasileiras. [Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10974

Mendes, J. R. (2007). Matemática e práticas sociais: uma discussão na perspectiva do numeramento. In J. R. Mendes & R. C. Grando (orgs), Múltiplos Olhares: Matemática e produção de conhecimento. Musa Editora.

Mendes, J. R. (2001). Ler, escrever e contar: práticas de numeramento-letramento dos Kaiabi no contexto da formação de professores índios do Parque Indígena do Xingu. [Tese de Doutorado em Linguística Aplicada - Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp]. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591297

Ministério da Educação (MEC). (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Ministério da Educação, Brasília.

Pinho, P. M. (2013). Numeramentalização: olhares sobre os usos dos números e dos seus registros em jogos de práticas escolares na Contemporaneidade. [Tese de doutorado em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/71272

Silveira, L. H. Y da. (2016). Literacia Matemática e prática jornalística: o que o jornal revela sobre o que o jornalista sabe. [Tese de Doutorado - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo]. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18102016-143529/publico/LUCIANA_HIROMI_YAMADA_DA_SILVEIRA.pdf

Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Papirus.

Skovsmose, O. (2013). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Papirus.

Skovsmose, O. (2014). Um convite à Educação Matemática Crítica. Papirus.

Soares, M. (2019). Letramento: um tema em três gêneros. Autêntica.

Tfouni, L. V. (2002). Letramento e Alfabetização. Cortez.

Toledo, M. E. R. de O. (2004). Numeramento e escolarização: o papel da escola no enfrentamento das demandas matemáticas cotidianas. In M. da C. F. R. Fonseca (org). Letramento no Brasil habilidades matemáticas: reflexões a partir do INAF 2002. (pp. 91-106). São Paulo: Global Ação educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Instituto Paulo Montenegro.

Publicado

2024-04-30

Como Citar

CECCO, B. L.; BERNARDI, L. T. M. dos S. Reflexões sobre o conceito de letramento matemático: a dinâmica relacional. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 568–592, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p568-592. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/65310. Acesso em: 22 dez. 2024.