Reflexões sobre o conceito de letramento matemático

a dinâmica relacional

Autores

  • Bruna Larissa Cecco Instituto Federal Farroupilha
  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0001-6744-9142

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p568-592

Palavras-chave:

Alfabetização matemática, Numeramento, Matemacia, Materacia, Relação

Resumo

Este artigo, de natureza teórica, apresenta o movimento dos conceitos produzidos no âmbito da Educação Matemática para referir-se ao letramento matemático. As discussões acerca do letramento foram introduzidas no Brasil quando o termo alfabetizado não era mais suficiente para caracterizar as novas demandas de leitura e escrita da sociedade. Nessa perspectiva, a partir dos estudos brasileiros, buscamos diferentes termos que nos direcionaram a outros na literatura da área, em que destacamos: alfabetização matemática, numeramento, numeramentalização, literacia matemática, matemacia e materacia. A partir desses, temos por objetivo identificar os diferentes conceitos apresentados e as relações (in)existentes entre eles, atentando-nos à diversidade de perspectivas que compõe esse enredo. Assim, apesar da falta de unicidade em relação ao que se entende por letramento matemático, entendemos que há uma perspectiva histórica de construção e evolução de ideias sobre o ser letrado matematicamente. Ainda, sinalizamos a existência de uma dinâmica relacional entre os termos, bem como a categorização nas perspectivas da aquisição individual, prática social e crítica, não de forma estanque, mas com nuances maiores ou menores em cada uma delas.

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Biografia do Autor

Bruna Larissa Cecco, Instituto Federal Farroupilha

Mestrado em Educação

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Graduação em Matemática (1984) pela Universidade de Passo Fundo - UPF. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Campus de Frederico Westphalen, integrante da Linha de Pesquisa Formação de Professores, Saberes e Práticas. É líder do Grupo de Pesquisa Processos Educativos: Formação de Professores, Saberes e Práticas - GPPE, participa da Red Internacional de Etnomatemática (REDINET) e da Rede Brasileira por Instituições Educativas Socialmente Justas e Aldeias, Campos e Cidades que Educam (REDHUMANI). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma como Delegada da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Participa do GT 19 (Educação Matemática) da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e do GT 07 (Formação de Professores que ensinam Matemática) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Professor, Educação Matemática, Etnoconhecimento e Processos Educativos, Educação Indígena e do Campo, Cidades Educadoras e Pedagogias Urbanas. E-mail: lucisantosbernardi@gmail.com 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

CECCO, B. L.; BERNARDI, L. T. M. dos S. Reflexões sobre o conceito de letramento matemático: a dinâmica relacional. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 568–592, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p568-592. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/65310. Acesso em: 22 nov. 2024.