Probabilidade para o ensino médio nos livros de conhecimento do PNLD 2021

Autores

  • Anderson Rodrigo Oliveira da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Gilda Lisbôa Guimarães Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0002-1463-1626

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p449-471

Palavras-chave:

Probabilidade, Livro didático, Ensino médio

Resumo

A probabilidade é uma área da Matemática voltada para a predição de chances, tomadas de decisão e análise de riscos, tornando-se assim um dos principais conhecimentos desenvolvidos na escola. Sabendo que o livro didático é um instrumento essencial no trabalho do professor, este artigo objetiva analisar a perspectiva do ensino da probabilidade nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2021. A partir de uma pesquisa documental, analisamos as atividades considerando os significados da probabilidade, espaços amostrais e a estruturação dos eventos. Encontramos uma assimetria em relação aos significados com grande predominância para o significado clássico, a utilização expressiva de espaços amostrais discretos e limitações na abordagem conceitual de importantes teoremas, como a probabilidade condicional para a composição de eventos. Com isso, as competências dos professores são fundamentais para a complementação e correção de rota no processo de ensino e aprendizagem da probabilidade.

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Biografia do Autor

Anderson Rodrigo Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Psicologia Cognitiva e Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

SILVA, A. R. O. da; GUIMARÃES, G. L. Probabilidade para o ensino médio nos livros de conhecimento do PNLD 2021 . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 449–471, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p449-471. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/65363. Acesso em: 22 dez. 2024.