Probabilidade para o ensino médio nos livros de conhecimento do PNLD 2021

Autores

  • Anderson Rodrigo Oliveira da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Gilda Lisbôa Guimarães Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0002-1463-1626

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p449-471

Palavras-chave:

Probabilidade, Livro didático, Ensino médio

Resumo

A probabilidade é uma área da Matemática voltada para a predição de chances, tomadas de decisão e análise de riscos, tornando-se assim um dos principais conhecimentos desenvolvidos na escola. Sabendo que o livro didático é um instrumento essencial no trabalho do professor, este artigo objetiva analisar a perspectiva do ensino da probabilidade nos livros didáticos do Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2021. A partir de uma pesquisa documental, analisamos as atividades considerando os significados da probabilidade, espaços amostrais e a estruturação dos eventos. Encontramos uma assimetria em relação aos significados com grande predominância para o significado clássico, a utilização expressiva de espaços amostrais discretos e limitações na abordagem conceitual de importantes teoremas, como a probabilidade condicional para a composição de eventos. Com isso, as competências dos professores são fundamentais para a complementação e correção de rota no processo de ensino e aprendizagem da probabilidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson Rodrigo Oliveira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Psicologia Cognitiva e Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

Araújo, A. F. Q., & Guimarães, G. L. (2022). Os livros de Projetos Integradores e de Vida do novo Ensino Médio brasileiro: uma análise sobre a abordagem do conceito de amostragem e de curva normal. Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 13(1), 26-55. https://doi.org/10.51359/2177-9309.2022.254580.

Barbosa, J. C.& Oliveira, A. M. P. Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática. Estudos Avançados, 32 (94), 137-152. https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152684/149158

Batanero, C. (2005). Significados de la probabilidad en la educación secundaria. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 8(3), 247-264.

Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC.

Brasil. (2020). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2021: Objeto 2: Matemática e suas tecnologias: Ensino Médio. MEC.

Brown, M. W. (2009). The teacher-tool relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In REMILLARD, Janine T.; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn. M. Mathematics Teachers at Work: connecting curriculum materials and classroom instruction. Routledge.

Bussab, W. O. & Morettin, P. A. (2017). Estatística Básica. Editora Saraiva.

Fernandes, J. A., & Braga, B. M. (2023). Conhecimento de Probabilidade de Alunos do Ensino Médio após o Ensino. Revemop, 5, e202311. https://doi.org/10.33532/revemop.e202311

Gal, I. (2004). Towards 'probability literacy' for all citizens. In G. Jones (ed.), Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning (pp. 43-71). Kluwer Academic Publishers.

Gal, I. (2019). Understanding statistical literacy: About knowledge of contexts and models. In J. M. Contreras, M. M. Gea, M. M. López-Martín, & E. Molina-Portillo (Eds.), Actas del Tercer Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística. Universidad de Granada.

Godino, J. D., Batanero, C., & Cañizares, M. J. (1996). Azar y probabilidad. Editorial Síntesis.

Hoel, P. G., Port, S. C., & Stone, C. J. (1978). Introdução à teoria da probabilidade. Livraria Interciência.

Laplace, P. S. (2010). Ensaio Filosófico sobre as probabilidades. 1. ed. Editora contraponto.

Launay, M. (2016). A fascinante História da Matemática. 1. ed. Bertrand Brasil.

Ross, S. M. (2015). Probabilidade: um Curso Moderno com Aplicações. 8. ed. Bookman.

Santos, E. M. (2013). As representações sociais do livro didático por professores de matemática. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal do Pernambuco].

Sá-Silva, J. R., Almeida, C. D., Guindani, J. F. (2009). Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, 1(1), 1-15.

Silva, A. R. O. (2023). Probabilidade subjetiva no ensino médio: constituição de indicadores epistêmicos e o conhecimento dos estudantes. [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco].

Silveira, B. L. (2021). Interpretações de probabilidade contempladas nas coleções de matemática do PNLD 2021 para o novo ensino médio. [Dissertação de Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná].

Vieira, G. M. (2013). Professores dos anos iniciais do Ensino fundamental e livros didáticos de matemática. [Tese de Doutorado em Educação em Universidade Federal de Minas Gerais].

Publicado

2024-04-30

Como Citar

SILVA, A. R. O. da; GUIMARÃES, G. L. Probabilidade para o ensino médio nos livros de conhecimento do PNLD 2021 . Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 1, p. 449–471, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i1p449-471. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/65363. Acesso em: 26 jul. 2024.