A inserção da dimensão da linguagem na análise do problema didático
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p360-389Palavras-chave:
Dimensão da linguagem, Problema didático, Integral duplaResumo
O intuito deste artigo é inserir a dimensão da linguagem na análise do problema didático com o mesmo grau de relevância atribuído às dimensões epistemológica, ecológica e econômica ao estudar um objeto matemático. Delineamos um encontro com doze estudantes de Engenharias e de Licenciatura em Matemática de duas universidades públicas do interior da Bahia e propomos uma tarefa com o tema Integral Dupla, para o cálculo da medida do volume de uma Superfície Quádrica, o paraboloide hiperbólico. Como pressupostos teóricos tomamos como aporte a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Semiótica Peirceana e o constructo elaborado pelos autores das quatro linguagens: contrafactual, dictarizada, em curso, em (dis)curso. Cinco dos estudantes resolveram a tarefa, três das Engenharias, que criaram uma questão no contexto de sua graduação, os outros dois, da Licenciatura em Matemática, se atentaram ao desenvolvimento de cálculos. Os resultados obtidos revelaram que os futuros engenheiros aplicaram de forma acentuada a linguagem contrafactual e em (dis)curso, enquanto, os da Licenciatura, a linguagem dictarizada e em curso; os dozes estudantes sentiram dificuldades na coautoria da elaboração, solução e análise das atividades, por não encontraremmodelos semelhantes nos livros didáticos e nas mídias. Inferimos que a dimensão da linguagem foi relevante para o desenvolvimento do raciocínio abdutivo e para a coautoria dos estudantes quanto a criação e solução dos enunciados de questões de Integral Dupla.
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