A inserção da dimensão da linguagem na análise do problema didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p360-389

Palavras-chave:

Dimensão da linguagem, Problema didático, Integral dupla

Resumo

O intuito deste artigo é inserir a dimensão da linguagem na análise do problema didático com o mesmo grau de relevância atribuído às dimensões epistemológica, ecológica e econômica ao estudar um objeto matemático. Delineamos um encontro com doze estudantes de Engenharias e de Licenciatura em Matemática de duas universidades públicas do interior da Bahia e propomos uma tarefa com o tema Integral Dupla, para o cálculo da medida do volume de uma Superfície Quádrica, o paraboloide hiperbólico. Como pressupostos teóricos tomamos como aporte a Teoria Antropológica do Didático (TAD) e a Semiótica Peirceana e o constructo elaborado pelos autores das quatro linguagens: contrafactual, dictarizada, em curso, em (dis)curso. Cinco dos estudantes resolveram a tarefa, três das Engenharias, que criaram uma questão no contexto de sua graduação, os outros dois, da Licenciatura em Matemática, se atentaram ao desenvolvimento de cálculos. Os resultados obtidos revelaram que os futuros engenheiros aplicaram de forma acentuada a linguagem contrafactual e em (dis)curso, enquanto, os da Licenciatura, a linguagem dictarizada e em curso; os dozes estudantes sentiram dificuldades na coautoria da elaboração, solução e análise das atividades, por não encontraremmodelos semelhantes nos livros didáticos e nas mídias. Inferimos que a dimensão da linguagem foi relevante para o desenvolvimento do raciocínio abdutivo e para a coautoria dos estudantes quanto a criação e solução dos enunciados de questões de Integral Dupla.

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Biografia do Autor

Ana Karine Dias Caires Brandão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Doutorado em Educação Matemática

Maria José Ferreira da Silva, PUC-SP

Doutorado em Educação Matemática

Saddo Ag Almouloud, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

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Publicado

2024-04-30