Reflexões sobre o processo de modelagem: o caso do movimento translacional na direção horizontal
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p308-331Palavras-chave:
Modelagem matemática, Ensino médio, Movimento translacional isométricoResumo
Geralmente, os estudos sobre os movimentos isométricos não são incluídos na educação básica de forma dinâmica e apenas uma visão estática das isometrias é estudada. O objetivo principal deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre modelagem, modelos e alguns resultados de uma pesquisa sobre análise de processos de modelagem de movimento de translação isométrica, realizada com alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública de Goiás-Brasil. Os dados foram coletados a partir das resoluções dos participantes em oficinas presenciais e on-line. As análises foram realizadas de forma qualitativa não comparativa, segundo a concepção participativa, onde a ação participativa é dialética e tem como foco a produção de mudanças nas práticas. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva e explicativa. Os dados foram categorizados e observamos que os processos de modelagem envolveram: abordagem gráfica geométrica; abordagem aritmética; abordagem algébrica; língua materna escrita; e linguagem matemática escrita. A investigação proporcionou um momento para que os participantes tivessem consciência de seu pensamento matemático e também de um processo para modelar o movimento translacional no plano euclidiano.
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