RECONHECENDO O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM COMO ESTRATÉGIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS<br>RECOGNIZING THE FUNDAMENTAL COUNTING PRINCIPLE AS A STRATEGY IN THE RESOLUTION OF COMBINATORIAL PROBLEMS
Resumen
O estudo objetiva investigar o reconhecimento, de professores de Matemática, do Princípio Fundamental da Contagem (PFC) em situações combinatórias. Trata-se de um recorte de uma dissertação que investiga os conhecimentos de professores de Matemática à luz dos conhecimentos propostos por Ball, Thames e Phelps. Como resultados, tem-se que há mobilização do conhecimento especializado do PFC quando professores aplicam esta estratégia na resolução de problemas de produto cartesiano, arranjo e permutação; porém, o mesmo não acontece em problemas de combinação; professores do Ensino Médio melhor reconhecem o uso do PFC, quando comparados com os do Ensino Fundamental, indicando influência da prática de ensino, bem com necessidade de melhor abordar este princípio em formações iniciais e continuadas.
Métricas
Citas
BALL, Deborah. Research on teaching mathematics: making subject matter knowledge part of the equation. In: BROPHY, J. (Ed.) Advances in research on teaching: Teachers' subject matter knowledge and classroom instruction. Greenwich, CT: JAI Press, 1991.V.2. pp.1- 47.
BALL, Deborah; THAMES, Mark; PHELPS, Geoffrey. Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of Teacher Education. 2008 v.59 n.5 pp. 389-407.
BORBA, Rute. O raciocínio combinatório na Educação Básica. Anais... 10 Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM. Salvador, 2010.
BORBA, Rute; BRAZ, Flávia. O que é necessário para compreender problemas combinatórios condicionais? Anais... 3 Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEMAT. Fortaleza, 2012.
BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2012 para o Ensino Médio: Matemática / Brasília: Ministério da Educação, 2011.
______. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015 para o Ensino Médio: Matemática / Brasília: Ministério da Educação, 2014.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): Matemática. Ensino de primeira a quarta série. Brasília: MEC, 1997.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) 5ª a 8ª séries: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CUNHA, Maria de Jesus; LIMA, Ana Paula; ROCHA, Cristiane. Raciocínio combinatório: compreensão dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Anais... 21 Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste - EPENN. Recife, 2013.
LIMA, Elon; CARVALHO, Paulo; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto. Temas e problemas elementares. Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, 12 ed. Rio de Janeiro, 2006.
LIMA, Ana Paula. Princípio Fundamental da Contagem: conhecimentos de professores de Matemática sobre seu uso na resolução de situações Combinatórias. (Dissertação - Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC, UFPE. Recife, 2015.
PERNAMBUCO. Secretária de Educação. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco / Parâmetros Curriculares de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Recife: SE, 2012.
PESSOA, Cristiane; BORBA, Rute. Quem dança com quem: o desenvolvimento do raciocínio combinatório de crianças de 1ª a 4ª série. Zetetiké - Cempem- FE - Unicamp - v. 17, n. 31 - jan/jun - 2009.
ROCHA, Cristiane. Formação docente e o ensino de problemas combinatórios: diversos olhares, diferentes conhecimentos. (Dissertação) - Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC, UFPE – Recife, PE, 2011.
ROCHA, Cristiane. Princípio fundamental da contagem e a compreensão de problemas combinatórios: olhares de professores do Ensino Médio. Anais... 11 Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.
SHULMAN, Lee. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, vol. 15, Nº 2.(Feb., 1986), pp. 4 - 14.
______. Knowledge and teaching: foundations of the New Reform. Harvard Educational Review. Vol. 57, Nº 1. February 1987.
TARDIF, Maurice. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. 14 ed. pp. 56-111.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).