Articulando os raciocínios combinatório e probabilístico a partir da resolução de problemas na EJA<br>Articulating combinatorial reasoning and probabilistic reasoning from problem solving in Youth and Adult Education

Autores

  • Ewellen Tenorio de Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p136-159

Palavras-chave:

Combinatória, Probabilidade, Educação de Jovens e Adultos.

Resumo

O presente estudo investigou as contribuições que a exploração de problemas combinatórios pode trazer para o raciocínio probabilístico e vice-versa, tendo como foco as relações que se estabelecem entre conhecimentos referentes à Combinatória e à Probabilidade. A coleta de dados consistiu na realização de entrevistas clínicas com 24 estudantes da EJA nas quais foram propostos problemas combinatórios e probabilísticos articulados entre si. Os desempenhos foram influenciados pelo nível de escolaridade dos participantes, pelos tipos de problemas propostos e pela ordem de apresentação desses. Foi possível perceber relações entre conhecimentos de Combinatória e de Probabilidade, que levam à defesa de que a articulação entre os mesmos pode beneficiar o desenvolvimento de tais raciocínios na EJA.

The present study investigated the contributions that the exploration of combinatorial problems can bring to probabilistic reasoning and vice versa, focusing on the relations that are established between knowledge regarding Combinatorics and Probability. Data collection consisted on clinical interviews with 24 students from Youth and Adult Education, in which combinatorial and probabilistic problems were proposed. Participants' performances were influenced by their level of education, types of problems proposed and order of presentation of the problems. It was possible to perceive relations between knowledge of Combinatorics and Probability, which lead to the defence that the articulation between them can benefit the development of these reasoning in Youth and Adult Education.

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Biografia do Autor

Ewellen Tenorio de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco.

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Oxford Brookes University. Docente do Departamento de Técnicas e Métodos de Ensino na Universidade Federal de Pernambuco.

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Autor 1, 2018.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

LIMA, E. T. de; BORBA, R. E. de S. R. Articulando os raciocínios combinatório e probabilístico a partir da resolução de problemas na EJA&lt;br&gt;Articulating combinatorial reasoning and probabilistic reasoning from problem solving in Youth and Adult Education. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 1, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019v21i1p136-159. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37126. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos