Ensino de álgebra para deficientes visuais
contribuições das situações desencadeadoras de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p283-312Palavras-chave:
Ensino de álgebra, Deficiência visual, Teoria histórico-cultural, Atividade orientadora de ensino, Situações desencadeadoras de aprendizagemResumo
Considerando-se a necessidade de aliar teoria e prática no planejamento de situações de ensino para estudantes deficientes visuais, esta pesquisa adotou os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade e fundamentou-se na Atividade Orientadora de Ensino. Foram elaboradas situações desencadeadoras de aprendizagem de conhecimentos algébricos e analisaram-se intervenções realizadas com um estudante de 7º e outro do 8º ano, ambos deficientes visuais e frequentando a sala de recursos multifuncionais de uma escola pública da rede estadual. O objetivo deste artigo é reconhecer a apropriação de conhecimentos algébricos por deficientes visuais a partir de situações desencadeadoras de aprendizagem. Para tal, organizaram-se os dados em dois isolados: manifestações dos nexos conceituais e manifestações do pensamento e da linguagem. Estes dois isolados permitem compreender o fenômeno “apropriação dos conhecimentos algébricos” a partir das situações apresentadas aos estudantes. Ao fim do estudo, destaca-se que as situações elaboradas permitiram mediação simbólica e instrumental, possibilitando a apropriação dos nexos conceituais da álgebra (variação, campo de variação e fluência) e de alguns conteúdos escolares selecionados (reconhecimento de incógnitas, dependência de variáveis e operações com monômios e polinômios). Cabe ressaltar que as situações desencadeadoras propostas alcançaram estes resultados a partir de um processo de organização do ensino que considerou as condições para a acessibilidade dos estudantes atendidos.
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