Política, conhecimento e ética: a necessidade de repensar o ensino e a aprendizagem da matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p45-68Palavras-chave:
Teoria da objetivação, Liberdade, Universalidade, Propriedade, Conceitos do sujeito, Freire, Vygotsky, Ética comunitáriaResumo
Este artigo apresenta alguns elementos fundamentais para repensar o ensino-aprendizagem da matemática além do projeto economicista imposto atualmente pelo neoliberalismo: o projeto que reduz o aluno a capital humano e transforma a escola em um local de aquisição de habilidades para a economia de mercado. Ele sugere a importância de questionar a orientação do conhecimento oferecido pela escola e o tipo de indivíduo que a escola forma em seu trabalho diário. O repensar do ensino-aprendizagem da matemática delineado neste artigo está enquadrado em uma perspectiva na qual a educação matemática é concebida como um projeto social, político, histórico e cultural para a formação de indivíduos éticos e reflexivos, capazes de se posicionar criticamente em práticas matemáticas inclusivas e solidárias e de imaginar novas possibilidades de ação e pensamento.
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