Política, conhecimento e ética: a necessidade de repensar o ensino e a aprendizagem da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p45-68

Palavras-chave:

Teoria da objetivação, Liberdade, Universalidade, Propriedade, Conceitos do sujeito, Freire, Vygotsky, Ética comunitária

Resumo

Este artigo apresenta alguns elementos fundamentais para repensar o ensino-aprendizagem da matemática além do projeto economicista imposto atualmente pelo neoliberalismo: o projeto que reduz o aluno a capital humano e transforma a escola em um local de aquisição de habilidades para a economia de mercado. Ele sugere a importância de questionar a orientação do conhecimento oferecido pela escola e o tipo de indivíduo que a escola forma em seu trabalho diário. O repensar do ensino-aprendizagem da matemática delineado neste artigo está enquadrado em uma perspectiva na qual a educação matemática é concebida como um projeto social, político, histórico e cultural para a formação de indivíduos éticos e reflexivos, capazes de se posicionar criticamente em práticas matemáticas inclusivas e solidárias e de imaginar novas possibilidades de ação e pensamento.

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Biografia do Autor

Luis Radford, Laurentian University, Canadá

doutorado em Educação pela Université Louis Pasteur Strasbourg

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Publicado

2023-08-20

Como Citar

RADFORD, L. Política, conhecimento e ética: a necessidade de repensar o ensino e a aprendizagem da matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 45–68, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i2p45-68. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62617. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU