MathLibras na sala de aula do 3º ano do ensino fundamental e as primeiras percepções sobre três vídeos do projeto
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i4p009-046Palavras-chave:
Ensino de matemática para surdos, língua de sinais, vídeo, videoaulaResumo
O presente artigo tem como objetivo descrever e problematizar as primeiras apresentações de três vídeos da Fase 1 do projeto MathLibras em uma turma de estudantes surdos do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola bilíngue de surdos em 2022, localizada no RS. Cada vídeo apresenta, em Libras, uma narrativa que propõe um desafio matemático relacionado ao campo aditivo, a partir de problemas de composição. A metodologia, de caráter qualitativo, contou com a apresentação de três vídeos em dois encontros, nos quais estavam os alunos surdos, uma coordenadora da escola e a equipe do MathLibras. Os dados foram produzidos a partir da filmagem das apresentações e dos materiais produzidos pelos alunos. Para a análise dos vídeos, foram selecionadas algumas cenas consideradas como eventos críticos pela equipe, nos quais os alunos manifestaram seu entendimento para o desafio proposto. Como resultados, destaca-se a percepção de equívocos visuais na hora da edição das imagens, o que gerou uma interpretação confusa por parte dos alunos. Uma das professoras precisou explicar e escrever o cálculo no quadro para que os alunos compreendessem o enunciado proposto no vídeo. Com as explicações e exemplificações escritas no quadro, os alunos resolveram de forma independente o desafio proposto no terceiro vídeo. A avaliação da recepção também destacou que aos atores precisam sinalizar a Libras de forma mais lenta, visando o público infantil.
Metrics
Referências
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.
Boaler, J., Chen, L., Williams, C. & Cordero, M. (2016). Seeing as Understanding: The Importance of Visual Mathematics for our Brain and Learning. Journal of Applied & Computational Mathematics, 5(5), 1-6. https://www.youcubed.org/wp-content/uploads/2017/04/JACmaths-seeing-article.pdf.
Borges, F. A. & Nogueira, C. M. I. (2013). Quatro aspectos necessários para se pensar o ensino de matemática para surdos. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. 4(3), 1-19. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2226/1798.
Campello, A. R. e S. (2008). Aspectos da visualidade na educação de surdos. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91182. Acesso em: 29 jul. 2021.
Dos Santos Júnior, O. (2022). Roteiro Cinematográfico: proposta para o ensino que contemple as especificidades da cultura surda e sua visualidade. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Estado de Santa Catarina]. Biblioteca Setorial do CEAD/UDESC. https://www.udesc.br/arquivos/cead/id_cpmenu/1796/Processo_UDESC_00056647_2022_1682542931161_1796.pdf.
Digiampietri, M. C. C. & Matos, A. H. (2013). Pedagogia Visual, Pedagogia Bilíngue e Pedagogia Surda: faces de uma mesma perspectiva didática? Libras em estudo: política educacional / Neiva de Aquino Albres e Sylvia Lia Grespan Neves (organizadoras). – São Paulo: FENEIS.
Gesser, A. (2009). Libras?: Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. Parábola.
Grutzmann, T. P., Lebedeff, T. B., & Alves, R. da S. (2019a). Tecnologia assistiva: uma possibilidade com os vídeos de Matemática com Libras do projeto MathLibras. REDIN – Revista Educacional Interdisciplinar. 8(1). 1-12. http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1539.
Grutzmann, T. P., Lebedeff, T. B., & Alves, R. da S. (2019b). O uso de recursos visuais para o ensino de Matemática: uma discussão sobre o MathLibras. Revista Espaço. 52(2), 85-106. https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1535/1471.
Grutzmann, T. P., Alves, R. da S. & Lebedeff, T. B. (2020). Pedagogia Visual na Educação de Surdos: uma experiência com o ensino da matemática no MathLibras. Práxis Educacional - Edição Especial. 16(37), 51-74. http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5982/4484.
Grutzmann, T. P., Lebedeff, T. B., Campos, M. A., & Luz, H. P. (2023). MathLibras no parque de diversões: uma análise linguística, matemática e dos recursos audiovisuais. Educ. Matem. Pesq., 25(1), 336-362. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/59903/42072.
Lacerda, C. B. F. de, Santos, L. F. dos, & Caetano, J. F. (2011). Estratégias metodológicas para o ensino de alunos surdos. In: Goes, A. M. Língua brasileira de sinais – Libras: uma introdução. UFSCAR. http://livresaber.sead.ufscar.br:8080/jspui/handle/123456789/690.
Lebedeff, T. B. (Org.). (2017). Letramento visual e surdez. Walk Editora.
Lebedeff, T. B., & Grutzmann, T. P. (2021). Visualidade na educação: reflexões sobre sua importância e possibilidades de uso em sala de aula. Educação Matemática em Revista-RS, 2(22). 160-167. http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2911/1983.
Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. (2002). Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências, https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 12 jul. 2022.
Machado, N. J. (2011). Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. (6a ed.). Cortez.
Magina, S., Campos, T. M. M., Nunes, T., & Gitirana, V. (2008). Repensando adição e subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. PROEM.
MathLibras. (2018, 15 de outubro). V05 - Adição - Soma 9 [Figurinhas] (Legenda opcional). [Vídeo]. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0ErYwbsL6fs.
MathLibras. (2018, 15 de outubro). V06 - Adição - Soma 8 [Carrinhos] (Legenda opcional). [Vídeo]. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=v2PeI-U6b8M&t=71s.
MathLibras. (2018, 15 de outubro). V07 - Adição - Soma 3 [Livros] (Legenda opcional). [Vídeo]. YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dp-9vBIrXlY.
Nogueira, C. M. I. & Soares, B. I. N. (2019). A influência da forma de apresentação dos enunciados no desempenho de alunos surdos na resolução de problemas de estruturas aditivas. Educ. Matem. Pesq., 21(5), 110-120. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/45556.
Nogueira, C. M. I., & Zanquetta, M. E. M. T. (2013). Surdez, bilinguismo e o ensino tradicional da matemática. In: Nogueira, C. M. I. (ORG). Surdez, inclusão e matemática. (pp. 23-41). CRV.
Nunes, T., Evans, D., Barros, R., & Burman, D. (2013). Promovendo o sucesso das crianças surdas em Matemática: uma intervenção precoce. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, 8(11), 263-275. https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/cifem/article/view/14731/13976.
Nunes, T., & Bryant, P. (1997). Crianças fazendo matemática. Artes Médicas.
Nunes, T., Campos, T. M. M., Magina, S., & Bryant, P. (2009). Educação matemática: números e operações numéricas. (2a ed.). Cortez.
Paiva, V. L. M. O. (2019). Métodos de pesquisa qualitativa. In Paiva, V. L. M. O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. (p.59-103). São Paulo, Parábola Editorial.
Powell, A. B., Francisco, J. M., & Maher, C. A. (2004). Uma abordagem à análise de dados de vídeo para investigar o desenvolvimento das ideias matemáticas e do raciocínio de estudantes. Bolema, 17(21), 81-140. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10538.
Powell, A. B., & Silva, W. Q. (2015). O vídeo na pesquisa qualitativa em educação matemática: investigando pensamentos matemáticos de alunos. In A. B. Powell (Org.). Métodos de pesquisa em Educação Matemática: usando escrita, vídeo e internet (pp. 15-60). Mercado de Letras.
Quadros, R. M. (2019). Libras: Linguística para o ensino superior. Parábola.
Ribeiro, M. N. O. (2022). Potencialidades do uso do vídeo “Soma 3” do Projeto MathLibras para o ensino de Matemática para crianças surdas, a partir da percepção de duas professoras. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas]. Repositório Institucional da Universidade Federal de Pelotas (Guaiaca). https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8791.
Rosado, L. A. da S., & Taveira, C. C. (2022). Gramática visual para os vídeos digitais em línguas de sinais [recurso eletrônico]. INES. https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/e-book-gramatica-visual-para-videos-digitais-em-linguas-de-sinais.
Vergnaud, G. (2009). A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar. Editora da UFPR.
Vieira, R. C., & Rezende Filho, L. A. C. de. (2022). Da emissão à recepção: a construção do endereçamento em vídeos, produzidos por graduandos em Ciências Biológicas, destinados à estudantes do ensino básico. Research, Society and Development, 11(1), 1-11. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24577.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).