A influência da forma de apresentação dos enunciados no desempenho de alunos surdos na resolução de problemas de estruturas aditivas<br>The influence of the form of presentation of utterances on the performance of deaf students in solving problems of additive structures
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p110-120Palavras-chave:
Ensino de Matemática para surdos. Problemas de Estruturas Aditivas. Teoria dos Campos Conceituais. Experiência visual.Resumo
Este artigo relata resultados de um Estudo de Caso em que nove alunos surdos e um ouvinte resolveram nove problemas de estruturas aditivas, divididos igualmente em três blocos, um para problemas de Composição, um para os de Transformação e um de Comparação, segundo o estabelecido pela Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Os problemas diferiam quanto à apresentação: o primeiro se restringia apenas ao enunciado escrito, o segundo recebia um diagrama e o terceiro uma ilustração. O objetivo principal da investigação foi identificar qual a preferência dos surdos no que se refere à forma de apresentação dos enunciados. Os resultados apontaram que o aspecto visual é determinante para a compreensão dos enunciados de problemas de Matemática pelos surdos e permitiram também identificar que os sujeitos tiveram desempenho similar ao de crianças ouvintes, considerando-se idade, nível de escolaridade e hierarquia de dificuldades dos problemas.
Metrics
Referências
BORGES, F. A., NOGUEIRA, C.M.I.. Quatro aspectos necessários para se pensar o ensino de Matemática para surdos. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v. 4, n.3, p.1-19, 2013.
FRIZZARINI, S.T., NOGUEIRA, C. M.I., BORGES, F.A. As desigualdades matemáticas no ensino para surdos: aspectos epistemológicos, semiótico e didático. In: NOGUEIRA, C.M.I. Surdez, Inclusão e Matemática. 1.ed. Curitiba: CRV, 2013, cap. 9, p.213-236.
MAGINA, S., CAMPOS, T. M. M., NUNES, T., GETIRANA, V. Repensando a Adição e a Subtração: contribuições da Teoria dos Campos Conceituais. 2 ed. São Paulo: PROEM, 2001. 126p.
PEREIRA, M. C. C. Prefácio. In: ALMEIDA, E. O. C. Leitura e Surdez: um estudo com adultos surdos não oralizados. 1.ed. Rio de Janeiro: REVINTER. 2000. 200p.
PONTE, J.P..Estudos de Caso em Educação Matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 25, p.105-132, 1994.
SKLIAR, C. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 1.ed. Porto Alegre: Mediação, 1998, 136p.
VERGNAUD, G. Teoria dos Campos Conceituais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO DE JANEIRO,1, 1993. Anais... Rio de Janeiro, v.1, p.1-16.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).