O ensino-aprendizagem de inglês instrumental a distância no edmodo
percepção de alunos sobre o ensino a distância (EaD)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e55252Palabras clave:
EaD, Inglês instrumental, Recursos digitais, EdmodoResumen
Este artigo apresenta o relato e os resultados das percepções de alunos sobre a experiência de ensino à distância (EaD) em um curso de inglês instrumental ofertado a servidores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Buscamos evidenciar as percepções dos alunos em relação à aprendizagem da habilidade de leitura em língua inglesa no curso ministrado a distância, em cotejo com pressupostos acerca dessa modalidade de ensino, elencados, sobretudo, a partir das contribuições de Almeida (2003), White (2003) e Lima (2011). Para tanto, retomamos o conceito de EaD – com base nos autores supracitados –, as considerações sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que hoje medeiam o processo de ensino-aprendizagem, além de pontuar algumas questões relevantes sobre material didático digital no ensino de leitura em língua inglesa. As percepções dos alunos que foram coletadas em entrevistas e questionários, por meio de ambientes virtuais, lançam luz sobre a potencial contribuição do EaD e das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua estrangeira, para além do presente cenário pandêmico em que o distanciamento físico se tornou urgente.
Métricas
Citas
ALMEIDA, M. E. B. 2003. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, 29.2: 327-340. São Paulo.
BRAHIM, A. C. S. M.; E. M. O. SILVA; I. M. BRUZ. 2015. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem como apoio para o ensino de inglês na perspectiva de língua como discurso. Revista Letras, 17.20: 1-18. Curitiba.
CANVA. Página inicial. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/ . Acesso em: 30 ago. 2022.
EDMODO. Página inicial. Disponível em: http://edmodo.com. Acesso em: 15 set. 2021.
LIMA, S. C. 2011. O papel das interações na sala de aula de leitura em LE com o uso das TICs na perspectiva sócio-construtivista. In: TAVARES, K. et al. (Orgs.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, pp. 172-189.
MUKUNDAN, J; A. ZARIFI; S. A. R. KALAJAHI. 2016. Developing Reading Materials for ESL Learners. In: AZARNOOSH, M. et al (Orgs.). Issues in Materials Development. Rotterdam, Boston, Taipei: Sense Publishers. pp. 65-74.
MIKULECKY, B. S. 2008. Teaching reading in a second language. Disponível online em: http://longmanhomeusa.com/blog/teachingreading-in-a-second-language/#more-11926. Acesso em: 5 jan. 2020.
PEREIRA, A. L.; B. SABOTA. 2016. Tecnologias digitais e ensino de língua estrangeira: realidades e desafios. REVELLI, 8.1: 178 – 198. Inhumas.
PLOTAGON. Página inicial. Disponível em: https://www.plotagon.com/. Acesso em: 30 ago. 2022.
SOLEIMANI, H.; M. M. ESMAILI. 2016. Technology in Materials Development: A CALL Perspective. In: AZARNOOSH, M. et al (Orgs.). Issues in Materials Development. Rotterdam, Boston, Taipei: Sense Publishers, pp. 135-144.
SOUZA, A.G.F.; ABSY, C.A.; COSTA, G.C.; MELLO, L.F. 2005. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal.
WHITE, C. 2003. Language Learning in Distance Education. Cambridge: CUP.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.