O ensino-aprendizagem de inglês instrumental a distância no edmodo
percepção de alunos sobre o ensino a distância (EaD)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e55252Palavras-chave:
EaD, Inglês instrumental, Recursos digitais, EdmodoResumo
Este artigo apresenta o relato e os resultados das percepções de alunos sobre a experiência de ensino à distância (EaD) em um curso de inglês instrumental ofertado a servidores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Buscamos evidenciar as percepções dos alunos em relação à aprendizagem da habilidade de leitura em língua inglesa no curso ministrado a distância, em cotejo com pressupostos acerca dessa modalidade de ensino, elencados, sobretudo, a partir das contribuições de Almeida (2003), White (2003) e Lima (2011). Para tanto, retomamos o conceito de EaD – com base nos autores supracitados –, as considerações sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação que hoje medeiam o processo de ensino-aprendizagem, além de pontuar algumas questões relevantes sobre material didático digital no ensino de leitura em língua inglesa. As percepções dos alunos que foram coletadas em entrevistas e questionários, por meio de ambientes virtuais, lançam luz sobre a potencial contribuição do EaD e das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua estrangeira, para além do presente cenário pandêmico em que o distanciamento físico se tornou urgente.
Metrics
Referências
ALMEIDA, M. E. B. 2003. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, 29.2: 327-340. São Paulo.
BRAHIM, A. C. S. M.; E. M. O. SILVA; I. M. BRUZ. 2015. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem como apoio para o ensino de inglês na perspectiva de língua como discurso. Revista Letras, 17.20: 1-18. Curitiba.
CANVA. Página inicial. Disponível em: https://www.canva.com/pt_br/ . Acesso em: 30 ago. 2022.
EDMODO. Página inicial. Disponível em: http://edmodo.com. Acesso em: 15 set. 2021.
LIMA, S. C. 2011. O papel das interações na sala de aula de leitura em LE com o uso das TICs na perspectiva sócio-construtivista. In: TAVARES, K. et al. (Orgs.). Ensino de Leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, pp. 172-189.
MUKUNDAN, J; A. ZARIFI; S. A. R. KALAJAHI. 2016. Developing Reading Materials for ESL Learners. In: AZARNOOSH, M. et al (Orgs.). Issues in Materials Development. Rotterdam, Boston, Taipei: Sense Publishers. pp. 65-74.
MIKULECKY, B. S. 2008. Teaching reading in a second language. Disponível online em: http://longmanhomeusa.com/blog/teachingreading-in-a-second-language/#more-11926. Acesso em: 5 jan. 2020.
PEREIRA, A. L.; B. SABOTA. 2016. Tecnologias digitais e ensino de língua estrangeira: realidades e desafios. REVELLI, 8.1: 178 – 198. Inhumas.
PLOTAGON. Página inicial. Disponível em: https://www.plotagon.com/. Acesso em: 30 ago. 2022.
SOLEIMANI, H.; M. M. ESMAILI. 2016. Technology in Materials Development: A CALL Perspective. In: AZARNOOSH, M. et al (Orgs.). Issues in Materials Development. Rotterdam, Boston, Taipei: Sense Publishers, pp. 135-144.
SOUZA, A.G.F.; ABSY, C.A.; COSTA, G.C.; MELLO, L.F. 2005. Leitura em Língua Inglesa: uma abordagem instrumental. São Paulo: Disal.
WHITE, C. 2003. Language Learning in Distance Education. Cambridge: CUP.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.