Design educacional complexo e desenvolvimento docente:

uma articulação pela via da complexidade e transdisciplinaridade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64049

Palabras clave:

Design Educacional Complexo, Desenvolvimento Docente, Ensino-aprendizagem de Inglês

Resumen

Este artigo discute como o design educacional complexo (FREIRE, 2013) pode ser utilizado como referencial para a criação de cursos de desenvolvimento docente fundamentados na complexidade e na transdisciplinaridade. Cursos como esses objetivam proporcionar a vivência de experiências educativas que contemplem as características complexas da vida e possam contribuir para que os professores fomentem a formação de cidadãos planetários do século XXI. Para ilustrar tal possibilidade, são apresentados os principais atributos de um curso remoto de desenvolvimento de professores de inglês, com base no referencial mencionado, bem como alguns resultados da pesquisa da qual fez parte.

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Biografía del autor/a

Solange Lopes Vinagre Costa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutoranda em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC/SP. Possui especialização Lato Sensu em Tradução pela USP-SP e graduação em Letras, habilitações Tradutor e Intérprete, pela Faculdade Ibero Americana.

Citas

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Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Costa, S. L. V., & Freire, M. M. (2024). Design educacional complexo e desenvolvimento docente:: uma articulação pela via da complexidade e transdisciplinaridade. The ESPecialist, 45(2), 10–22. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64049

Número

Sección

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier