Design educacional complexo e desenvolvimento docente:
uma articulação pela via da complexidade e transdisciplinaridade
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64049Mots-clés :
Design Educacional Complexo, Desenvolvimento Docente, Ensino-aprendizagem de InglêsRésumé
Este artigo discute como o design educacional complexo (FREIRE, 2013) pode ser utilizado como referencial para a criação de cursos de desenvolvimento docente fundamentados na complexidade e na transdisciplinaridade. Cursos como esses objetivam proporcionar a vivência de experiências educativas que contemplem as características complexas da vida e possam contribuir para que os professores fomentem a formação de cidadãos planetários do século XXI. Para ilustrar tal possibilidade, são apresentados os principais atributos de um curso remoto de desenvolvimento de professores de inglês, com base no referencial mencionado, bem como alguns resultados da pesquisa da qual fez parte.
Métriques
Références
COSTA, S.L.V. Practice and Reflection: curso remoto para professores de inglês com base na complexidade e transdisciplinaridade. Tese de Doutorado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2023.
DEWEY, J. Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
FREIRE, M.M. Complex educational design: a course design model based on complexity. Campus-Wide Information System, Vol. 30, N. 3, 2013. p.174-185. Disponível em: https://www.academia.edu/38920801/Complex_educational_design_a_course_design_model_based_on_complexity. Acesso em: 10 out. 2023.
FREIRE, M.M; SÁ, C.F. Design educacional complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos. In: LEFFA, V.J.; FIALHO, V.R.; BEVILÁQUA, A.F.; COSTA, A.R. (Orgs.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p.88-108. Disponível em: http://repositorio.unisc.br:8080/jspui/bitstream/11624/2921/1/Tecnologias%20e%20ensino%20de%20l%C3%ADnguas.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 74. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020[1968].
LEFFA, V. Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das teorias da complexidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, 2006. p.27-49. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/jF5qwGfgjxrBKM6t8pYqs9s/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2023.
MORIN, E. É hora de mudarmos de via: as lições do corona vírus. Trad. Ivone C. Benedetti. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020, recurso digital.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 23. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017[1999].
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 5. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015[2005].
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Especialist 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.