Design educacional complexo e desenvolvimento docente:
uma articulação pela via da complexidade e transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64049Palavras-chave:
Design Educacional Complexo, Desenvolvimento Docente, Ensino-aprendizagem de InglêsResumo
Este artigo discute como o design educacional complexo (FREIRE, 2013) pode ser utilizado como referencial para a criação de cursos de desenvolvimento docente fundamentados na complexidade e na transdisciplinaridade. Cursos como esses objetivam proporcionar a vivência de experiências educativas que contemplem as características complexas da vida e possam contribuir para que os professores fomentem a formação de cidadãos planetários do século XXI. Para ilustrar tal possibilidade, são apresentados os principais atributos de um curso remoto de desenvolvimento de professores de inglês, com base no referencial mencionado, bem como alguns resultados da pesquisa da qual fez parte.
Metrics
Referências
COSTA, S.L.V. Practice and Reflection: curso remoto para professores de inglês com base na complexidade e transdisciplinaridade. Tese de Doutorado. Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2023.
DEWEY, J. Experiência e educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
FREIRE, M.M. Complex educational design: a course design model based on complexity. Campus-Wide Information System, Vol. 30, N. 3, 2013. p.174-185. Disponível em: https://www.academia.edu/38920801/Complex_educational_design_a_course_design_model_based_on_complexity. Acesso em: 10 out. 2023.
FREIRE, M.M; SÁ, C.F. Design educacional complexo: uma proposta para o desenho de cursos complexos. In: LEFFA, V.J.; FIALHO, V.R.; BEVILÁQUA, A.F.; COSTA, A.R. (Orgs.). Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020. p.88-108. Disponível em: http://repositorio.unisc.br:8080/jspui/bitstream/11624/2921/1/Tecnologias%20e%20ensino%20de%20l%C3%ADnguas.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 74. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020[1968].
LEFFA, V. Transdisciplinaridade no ensino de línguas: a perspectiva das teorias da complexidade. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, 2006. p.27-49. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/jF5qwGfgjxrBKM6t8pYqs9s/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2023.
MORIN, E. É hora de mudarmos de via: as lições do corona vírus. Trad. Ivone C. Benedetti. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020, recurso digital.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução Eloá Jacobina. 23. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017[1999].
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 5. Ed. Porto Alegre: Sulina, 2015[2005].
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução Lucia Pereira de Souza. São Paulo: TRIOM, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.