A leitura crítica na construção dos gêneros textuais orais e escritos em língua portuguesa:
decolonialidade e competências interculturais na educação escolar do povo kanela/memortunré.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64069Palabras clave:
Gêneros textuais, Leitura crítica, Educação escolar indígena, Língua PortuguesaResumen
O presente artigo discute o produto do mestrado profissional em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo da proposta é ofertar um curso de formação para uma abordagem decolonial no estudo dos gêneros textuais orais e escritos mais utilitários para o povo kanela/memortunré. É resultado de uma pesquisa-ação a qual visa colaborar com a comunidade participante deste estudo. Para subsidiar este estudo e a proposta de formação utilizamos o referencial de Antunes (2003), Bakthin (1997), Paulo Freire (2016), Kleiman (2005, 2006), Mignolo ( 2003, 2014), Nascimento (2012), Rojo (2004), schneuwly; Dolz (1999), Walsh (2009, 2010) entre outros.
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