A leitura crítica na construção dos gêneros textuais orais e escritos em língua portuguesa:

decolonialidade e competências interculturais na educação escolar do povo kanela/memortunré.

Auteurs

  • Solange Maria Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa , Paraíba, Brasil
  • Tiago de Aguiar Rodrigues Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa , Paraíba, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5120-0908

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64069

Mots-clés :

Gêneros textuais, Leitura crítica, Educação escolar indígena, Língua Portuguesa

Résumé

O presente artigo discute o produto do mestrado profissional  em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo da proposta é ofertar um curso de formação para uma abordagem decolonial no estudo dos gêneros textuais orais e escritos mais utilitários para o povo kanela/memortunré. É resultado de uma  pesquisa-ação a qual visa colaborar com a comunidade participante deste estudo. Para subsidiar este estudo e a proposta de formação utilizamos  o referencial de Antunes (2003), Bakthin (1997),  Paulo Freire (2016), Kleiman (2005, 2006), Mignolo ( 2003, 2014),  Nascimento (2012), Rojo (2004), schneuwly; Dolz (1999), Walsh (2009, 2010) entre outros.

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Biographie de l'auteur

Tiago de Aguiar Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa , Paraíba, Brasil

Mestre (2011) e doutor (2017) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade de Brasília. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Linguística e Ensino 

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Publiée

2024-03-27

Comment citer

Silva, S. M. P. da, & Rodrigues, T. de A. . (2024). A leitura crítica na construção dos gêneros textuais orais e escritos em língua portuguesa:: decolonialidade e competências interculturais na educação escolar do povo kanela/memortunré . The ESPecialist, 45(2), 107–124. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64069

Numéro

Rubrique

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier