A educação de surdos na modalidade da educação de jovens e adultos
questões bibliográficas
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64554Palabras clave:
Educação, Surdos, Libras, jovens, adultosResumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar considerações acerca da educação de surdos na educação de jovens e adultos - EJA. Consideramos importante um levantamento bibliográfico por meio de teses e dissertações do Portal da Capes a partir de produções científicas. Esse levantamento de informações nos deu possibilidade de refletir sobre como tem sido as pesquisas no Brasil sobre os descritores “educação de surdos” “educação de jovens e adultos”. Em relação à proposta metodológica para geração de dados, optou-se por uma abordagem qualitativa com procedimentos bibliográfico-analíticos. Um dos resultados iniciais mostra uma carência acentuada sobre trabalhos referentes à inserção de pessoas surdas na EJA, principalmente na região Norte do Brasil, demostrando a necessidade de trabalhos nesse viés.
Métricas
Citas
AGUIAR, Raimundo Helvécio Almeida. Educação de Adultos no Brasil: políticas de (des)legitimação. 2001. Tese. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, 2001.
ANDRADE, Stela Cabral de. A produção de agentes autorizados: o perfil dos professores de Libras de entre os avanços das políticas e a hostilidade do contexto. 2019. Tese. (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília – DF. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf. Acesso em: 29 set. 2023.
COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da língua portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2022. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, 2022.
DUARTE, Nayara Araújo. A educação inclusiva no ensino superior: disciplina libras e a preparação para o ensino do português como L2. 2021. Tese. (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – PB, 2021.
FARIAS, Marcela de Souza. Formação de professores para a educação de jovens e adultos surdos: proposições formativas no cas Wilson Lins. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos-MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador – BA, 2021.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 24 ed. Rio de Janeiro: 1979.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados - Cortez, 1988.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. 15 ed. Edição, Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47 ed. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2005.
QUADROS, Ronice Muller. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.
LUPETINA, Rafaella de Menezes. Rompendo o silêncio: história de vida de indivíduos com surdocegueira adquirida. 2019. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2019.
NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em administração, São Paulo. V. 1, nº 3, 2º sem. 1996.
OLIVEIRA, Adalgisa Aparecida de. Por entre espaços discursivo-biográficos, só estigmas: sobre a escrita de adultos surdos. 2021. Dissertação. (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, 2021.
PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 2003.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/issue/view/301. Acesso em: 18 abr. 2023.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. – 24. ed. – São Paulo: Cortez, 2016.
SILVA, Bianca Sonale Fonseca da. Práticas de ensino bilíngue na educação de jovens e adultos: narrativas de um estudante surdo. 2022. Dissertação. (Mestrado em Ensino - POSENSINO) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró – RN, 2022.
SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8. Ed. Porto Alegre: Mediação,2016.
STROBEL, Karin Lilian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre -RS, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 The Especialist
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
The authors grant the journal all copyrights relating to the published works. The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors.