A educação de surdos na modalidade da educação de jovens e adultos

questões bibliográficas

Autores

  • Camila Caroline de Lima Silva Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
  • Luciana Araújo dos Santos Universidade Federal do Acre, Rio Branco, Brasil
  • Shelton Lima de Souza Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64554

Palavras-chave:

Educação, Surdos, Libras, jovens, adultos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar considerações acerca da educação de surdos na educação de jovens e adultos - EJA. Consideramos importante um levantamento bibliográfico por meio de teses e dissertações do Portal da Capes a partir de produções científicas. Esse levantamento de informações nos deu possibilidade de refletir sobre como tem sido as pesquisas no Brasil sobre os descritores “educação de surdos” “educação de jovens e adultos”. Em relação à proposta metodológica para geração de dados, optou-se por uma abordagem qualitativa com procedimentos bibliográfico-analíticos. Um dos resultados iniciais mostra uma carência acentuada sobre trabalhos referentes à inserção de pessoas surdas na EJA, principalmente na região Norte do Brasil, demostrando a necessidade de trabalhos nesse viés.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AGUIAR, Raimundo Helvécio Almeida. Educação de Adultos no Brasil: políticas de (des)legitimação. 2001. Tese. (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, 2001.

ANDRADE, Stela Cabral de. A produção de agentes autorizados: o perfil dos professores de Libras de entre os avanços das políticas e a hostilidade do contexto. 2019. Tese. (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília – DF. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf. Acesso em: 29 set. 2023.

COELHO, Reginaldo de Oliveira. Estratégias de escrita da língua portuguesa usadas por estudantes surdos jovens e adultos. 2022. Dissertação. (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas – SP, 2022.

DUARTE, Nayara Araújo. A educação inclusiva no ensino superior: disciplina libras e a preparação para o ensino do português como L2. 2021. Tese. (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa – PB, 2021.

FARIAS, Marcela de Souza. Formação de professores para a educação de jovens e adultos surdos: proposições formativas no cas Wilson Lins. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos-MPEJA) - Universidade do Estado da Bahia, Salvador – BA, 2021.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 24 ed. Rio de Janeiro: 1979.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados - Cortez, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. 15 ed. Edição, Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47 ed. Editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2005.

QUADROS, Ronice Muller. Libras. São Paulo: Parábola, 2019.

LUPETINA, Rafaella de Menezes. Rompendo o silêncio: história de vida de indivíduos com surdocegueira adquirida. 2019. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – RJ, 2019.

NEVES, José Luís. Pesquisa qualitativa: características, uso e possibilidades. Cadernos de pesquisa em administração, São Paulo. V. 1, nº 3, 2º sem. 1996.

OLIVEIRA, Adalgisa Aparecida de. Por entre espaços discursivo-biográficos, só estigmas: sobre a escrita de adultos surdos. 2021. Dissertação. (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS, 2021.

PERLIN, Gladis Teresinha Taschetto. O ser e o estar sendo surdos: alteridade, diferença e identidade. 2003. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 2003.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/issue/view/301. Acesso em: 18 abr. 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. – 24. ed. – São Paulo: Cortez, 2016.

SILVA, Bianca Sonale Fonseca da. Práticas de ensino bilíngue na educação de jovens e adultos: narrativas de um estudante surdo. 2022. Dissertação. (Mestrado em Ensino - POSENSINO) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró – RN, 2022.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 8. Ed. Porto Alegre: Mediação,2016.

STROBEL, Karin Lilian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre -RS, 2008.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

Silva, C. C. de L. ., Santos, L. A. dos ., & Souza, S. L. de . (2024). A educação de surdos na modalidade da educação de jovens e adultos: questões bibliográficas. The Especialist, 45(2), 56–72. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64554

Edição

Seção

Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias