Linguagem oral e escrita no autismo - TEA

perspectivas teóricas e pedagógicas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a2

Mots-clés :

Aquisição da linguagem oral, Escrita, Autismo, Transtornos do Espectro Autista, Metodologias de ensino

Résumé

O artigo tem por objetivo discutir como se dá o desenvolvimento da linguagem no Transtorno do Espectro Autista (TEA) em termos de aquisição da fala e da escrita e quais métodos pedagógicos podem ser utilizados para auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem destes estudantes no Ensino Fundamental. A revisão bibliográfica detectou uma lacuna nos estudos sobre como se dá o processamento e a aquisição da linguagem oral e, em especial, da escrita nesta população. O uso de material visual para fomentar o desenvolvimento da oralidade e da escrita, bem como instruções diretas parecem ser práticas docentes eficientes para a promoção do desenvolvimento linguístico no TEA.

 

Métriques

Chargements des métriques ...

Références

AMADO, A. Diário Oficial publica lei que inclui autismo nos censos do IBGE. Agência Brasil, Brasília, ano 2019, p. -, 17 set. 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-07/diario-oficial-publica-que-inclui-autismo-nos-censos-do-ibge. Acesso em: 3 ago. 2020.

BARROS, I; FONTE, R. Estereotipias motoras e linguagem: aspectos multimodais da negação no autismo. Rev. bras. linguista. apl., Dez 2016, vol.16, no.4, p.745-763. ISSN 1984-6398

BERNARDINO, L. M. A importância da escrita na clínica do autismo. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 504 - 519, 2015. DOI http//dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p504-519. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/>. Acesso em: 4 maio 2020.

CAYOUETTE, A. L‘ACQUISITION DE L‘ORTHOGRAPHE LEXICALE CHEZ DE JEUNES SCRIPTEURS DE CINQ À HUIT ANS AYANT UN TROUBLE DU SPECTRE DE L‘AUTISME. 2016. 220 f. Dissertação de Mestrado (Exigência parcial de Mestre em Educação) - Université Du Québec à Montréal, Montreal, 2016. Disponível em: <http://archipel.uqam.ca/id/eprint/9078>. Acesso em: 27 maio 2020.

ELLIS, K. Autismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter Ltda., 1996. 181 p. ISBN 8573090642.

FARREL, M. Dificuldades de Comunicação e Autismo: Guia do Professor. 1. ed. aum. Porto Alegre: Artmed, 2009. 120 p.

GONÇALVES, Claudia A. B.; DE CASTRO, Mariana S. J. Propostas de intervenção fonoaudiológica no autismo infantil: revisão sistemática da literatura*. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, ano 2013, v. 25, n. 1, p. 15 - 25, 15 abr. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/dic/article/view/14920. Acesso em: 4 jan. 2021.

KANNER, Leo (1943) , Autistic disturbances of affective contact. Nervous Child, 2 (217-250).

KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2006, vol.28, suppl.1, pp.s3-s11. ISSN 1809-452X. https://doi.org/10.1590/S1516-44462006000500002. Acesso em 13 mar. 2020.

KWEE, C. S; SAMPAIO, TM M; ATHERINO, CCT AUTISMO: UMA AVALIAÇÃO TRANSDISCIPLINAR BASEADA NO PROGRAMA TEACCH: Autismo: uma abordagem transdisciplinar baseada no programa TEACCH. Revista CEFAC, São Paulo, v. 11, p. 217-226, abr. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v11s2/a12v11s2.pdf>. Acesso em: 7 set. 2019.

Le Sourn-Bissaoui, S. L., Caillies, S., Gierski, F., Motte, J. (2011). Ambiguity detection in adolescents with Asperger syndrome: Is central coherence or theory of mind impaired? Research in Autism Spectrum Disorders. 5(1): 648–656

MALEVAL, J.C. O autista e sua voz. São Paulo: Blucher, 2017.

MATOS, C. M. Compreensão de linguagem não-literal em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo. Orientador: Professora Doutora Maria Armanda Costa. 2012. 156 f. Dissertação de Mestrado (Mestre em Ciência Cognitiva) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10451/7338>. Acesso em: 24 maio 2020.

MERGL, M; AZONI, C. A. Tipos de Ecolalia em Crianças com Transtorno de Espectro Autista. Revista CEFAC, São Paulo, v. 17, ed. 6, p. 2072-2080, 2015. Disponível em: <http://www.revistacefac.com.br/>. Acesso em: 13 mar. 2020.

OLIVEIRA, G et al. CONSIDERAÇÕES DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PECS EM INDIVÍDUOS COM TEA. Revista EVS : Revista de Ciências Ambientais e Saúde, Goiânia, ano 3, v. 42, p. 303 - 314, 2015. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/view/4129/2359. Acesso em: 14 jun. 2020.

PROJETO que inclui dados sobre autismo no censo é enviado à CAS. Agência Senado , Brasília, ano 2019, p. -, 25 jun. 2019. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/06/25/projeto-que-inclui-dados-sobre-autismo-no-censo-e-enviado-a-cas. Acesso em: 17 mar. 2020.

SANTOS, E. C. D; Linguagem Escrita e Criança com Autismo. 1. ed. Curitiba : Appris, 2016. p. 13-181.

SUKENIK, N. Sémantique lexicale et profils langagiers d'enfants avec autisme de langue hébraique. 2017. 247 f. Tese (Doutor em Psicolinguística) - Université François - Rabelais de Tours, França, 2017.

TAMANAHA, A. C; PERISSINOTO, J; CHIARI, B. M. Uma breve revisão histórica sobre a construção dos conceitos de Autismo Infantil e Síndrome de Asperger: Uma breve revisão histórica das concepções de Autismo e síndrome de Asperger. Rev Soc Bras Fonoaudiol.: São Paulo, v. 13, n. 3, p. 296-299, jul./2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rsbf/v13n3/a15v13n3.pdf>. Acesso em: 7 set. 2019.

TCHUMAN, Roberto, RAPIN, Isabelle. Autismo abordagem neurobiológica. Porto Alegre Editora Artmed, 2009.

TEODORO, G. C.; GODINHO, M. C.; HACHIMINE, A. H. A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental. Research, Society and Development, 2, v. 1, p. 127 - 143, 2016.

WALENSKI, M., Tager-Flusberg, H., & Ullman, M. T. (2006). Language in autism. In S. O. Moldin & J. L. R. Rubenstein (Eds.), Understanding autism: From basic neuroscience to treatment (pp. 175-203). London: Taylor & Francis Books

WEISHEIMER, I. C. A escrita de alunos com transtorno do espectro autista leve. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL - Universidade do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel.

Téléchargements

Publiée

2022-09-20 — Mis à jour le 2022-09-27

Versions

Comment citer

Ney, T., & Hubner, L. C. (2022). Linguagem oral e escrita no autismo - TEA: perspectivas teóricas e pedagógicas. The ESPecialist, 43(2), 18–35. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a2 (Original work published 20 septembre 2022)

Numéro

Rubrique

Papers