Currículo e material didático no ensino de línguas estrangeiras
Reflexões e apresentação de uma proposta
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a2%20Palavras-chave:
currículo, material didático, letramento sociointeracional crítico, macrocritériosResumo
Currículo: ponto de partida para um programa de ensino de línguas estrangeiras. Livros e outros materiais didáticos: elementos articuladores do currículo nas práticas pedagógicas. Muitas vezes o material didático, especialmente o livro didático, acaba exercendo o papel de currículo. Contudo, o material didático é apenas parte do currículo, e precisa ser concebido com base nele. Em outras palavras, o material didático deve estar a serviço do currículo, e não o contrário. Com o intuito de se chegar a uma proposta curricular de ensino de língua estrangeira, parte-se da definição de currículo apresentada por Jobrack (2011), de princípios básicos para a elaboração de um currículo (TYLER, 1949) e da discussão de teorias do currículo (TADEU DA SILVA, 2000). Considerando-se que o currículo implica uma linha teórico-metodológica, é apresentada uma pedagogia de letramento sociointeracional crítico (TILIO, 2015, 2016a, 2017, 2018, 2019a, 2019b) para o ensino de língua estrangeira e, em seguida, uma proposta de macrocritérios para a elaboração de currículos e/ou materiais didáticos (TILIO, 2016b).
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