Os afetos e a formação docente

Princípios para práticas inclusivas da diversidade humana 

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64506

Mots-clés :

Afetividade, Formação Docente, Educação Especial, Exclusão Escolar , Cultura e Diversidade

Résumé

O objetivo deste texto é abordar o afeto seletivo nas relações educacionais como provável causa de desigualdade social através da exclusão e da evasão escolar. É de suma importância discutir as relações de omissão e naturalização de práticas excludentes no cotidiano escolar, na perspectiva de uma afetividade seletiva que pode causar a invisibilização e a evasão escolar de estudantes com deficiência e/ou situação de vulnerabilidade social. O trabalho analisa a ausência de afetividade como uma das possíveis causas para a evasão escolar. Assim, abordam-se as relações de poder estabelecidas histórica, política e culturalmente, como forma de segregação e exclusão social dentro do contexto escolar e a formação docente como potencial veículo de transgressão de ideologias de desigualdades sociais. A pesquisa reflete sobre como são afetadas as identidades dos estudantes que passam por situações de invisibilização em instituições escolares, tendo como pano de fundo o processo de acolhimento desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter bibliográfico e a metodologia aplicada consistiu-se na leitura de artigos sobre o tema, articulando com as observações feitas em espaços escolares e não-escolares. Esta pesquisa dialoga com as teorias de Piaget (1978), Vygotsky (1988, 1993, 1995), Wallon (1971, 2007, 2008) e Freire (1992, 1995, 1996, 2015), entendendo que os vínculos afetivos firmados entre educadores e educandos favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes com e sem deficiência e contribuem para que o processo de aprendizagem ocorra satisfatoriamente.  

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Bibliographies de l'auteur

Martha Daniele Santos, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI, Minas Gerais, Brasil

Especialista em Educação Especial e Inclusiva (FAVENI); Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional (FAVENI); Graduada em Pedagogia (UERJ).

Daniane Pereira, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Bahia, Brasil

Doutoranda em Letras (UESC). Mestra em Letras (Unimontes). Especialista em Libras no Contexto da Educação Inclusiva (Faculdade Prisma); especialista em Educação Especial e Inclusiva (UFABC); especialista em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva (IFNMG). Licenciada em Letras Libras (IFNMG) e licenciada em Letras (UNOPAR). Professora de ensino superior (UFSB).

Joeli Teixeira Antunes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Letras Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Docente do Departamento de Comunicação e Letras/Unimontes.

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Publiée

2024-03-27

Comment citer

Santos, M. D., Pereira, D., & Antunes, J. T. (2024). Os afetos e a formação docente: Princípios para práticas inclusivas da diversidade humana . The ESPecialist, 45(2), 233–254. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64506

Numéro

Rubrique

Transgressive Teachings, Solidarity Learning Dossier