Os afetos e a formação docente
Princípios para práticas inclusivas da diversidade humana
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64506Palavras-chave:
Afetividade, Formação Docente, Educação Especial, Exclusão Escolar , Cultura e DiversidadeResumo
O objetivo deste texto é abordar o afeto seletivo nas relações educacionais como provável causa de desigualdade social através da exclusão e da evasão escolar. É de suma importância discutir as relações de omissão e naturalização de práticas excludentes no cotidiano escolar, na perspectiva de uma afetividade seletiva que pode causar a invisibilização e a evasão escolar de estudantes com deficiência e/ou situação de vulnerabilidade social. O trabalho analisa a ausência de afetividade como uma das possíveis causas para a evasão escolar. Assim, abordam-se as relações de poder estabelecidas histórica, política e culturalmente, como forma de segregação e exclusão social dentro do contexto escolar e a formação docente como potencial veículo de transgressão de ideologias de desigualdades sociais. A pesquisa reflete sobre como são afetadas as identidades dos estudantes que passam por situações de invisibilização em instituições escolares, tendo como pano de fundo o processo de acolhimento desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter bibliográfico e a metodologia aplicada consistiu-se na leitura de artigos sobre o tema, articulando com as observações feitas em espaços escolares e não-escolares. Esta pesquisa dialoga com as teorias de Piaget (1978), Vygotsky (1988, 1993, 1995), Wallon (1971, 2007, 2008) e Freire (1992, 1995, 1996, 2015), entendendo que os vínculos afetivos firmados entre educadores e educandos favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes com e sem deficiência e contribuem para que o processo de aprendizagem ocorra satisfatoriamente.
Metrics
Referências
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
AINSCOW, M. Educação Inclusiva para Todos. 1995. Disponível em: https://docplayer.com.br/6135409-Educacao-para-todos-torna-la-uma-realidade.html. Acesso em: 5 mai. 2022.
BEZERRA JR., B. Identidade, diferença e exclusão na sociedade brasileira contemporânea. In: ACSELRAD, G. org. Avessos do prazer: drogas, Aids e direitos humanos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005, pp. 35-50. Disponível em: http://books.scielo.org/id/bgqvf/epub/acselrad-9788575415368.epub. Acesso em: 5 mai. 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 7 mai. 2022.
CAPONI, S. Da compaixão à solidariedade: uma genealogia da assistência médica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.
DE CARVALHO, A. F.; MENEZES, E.; PAGNI, P. A. Diferença e corpo heterotópico da deficiência: um convite para se pensar de outro modo a escola inclusiva: Difference and the heterotopic body of disability: an invitation to think differently about inclusive school. Revista Cocar, [S. l.], n. 13, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4568. Acesso em: 03 jan. 2022.
CHAMBOULEYRON, R. Jesuítas e as crianças no Brasil quinhentista. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Contexto. 2000, p. 55-83.
DINIZ, D. O que é deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007.
FREINET, C. A educação pelo trabalho. Lisboa: Presença, 1974.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
GELEDÉS. Tem racismo na escola sim. É só perguntar às crianças negras. 2017. Disponível em: https://www.geledes.org.br/tem-racismo-na-escola-sim-e-perguntar-criancas-negras/. Acesso em: 3 jan. 2022.
GOMES, N. L. Educação e diversidade cultural: refletindo sobre as diferentes presenças na escola. 1999. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.sinprodf.org.br/wp-content/uploads/2012/01/educa%C3%87%C3%83o-e-diversidade-cultural1.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.
LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LEVINSOHN, C. V. Retorno às aulas presenciais traz desafio de manter a saúde mental. 2022. Disponível em: https://exame.com/bussola/retorno-as-aulas-presenciais-traz-desafio-de-manter-a-saude-mental/. Acesso em: 2 out. 2022.
DA MATTA, R. Você tem cultura? Rio de Janeiro: Jornal da Embratel, 1981.
MARCÍLIO, M. L. História social da criança abandonada. São Paulo: Hucitec, 2006.
DE MELLO, A. Corpos (in)capazes. 2021. Disponível em: https://jacobin.com.br/2021/02/corpos-incapazes/. Acesso em: 9 jul. 2022.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. de (org.). Henri Wallon: psicologia e educação. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
NIETZSCHE, F. Sobre verdade e mentira. São Paulo: Editora Hedra, 2007.
ONU. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. 2006. Disponível em: Chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.mpgo.mp.br/portalweb/hp/41/docs/comentarios_a_convencao_sobre_os_direitos_das_pessoas_com_deficiencia.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.
PAIVA, Y. M. S. Afetividade na aprendizagem: uma breve introdução ao tema. In: ELIAS, M. D. C. (org.). Pedagogia Freinet: Teoria e prática. Campinas, SP: Papirus, 1996.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.
PIAGET, J. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Tradução e organização: Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
ROSS, P. R. Aprendizagem e conhecimento: fundamentos para as práticas inclusivas. Florianópolis: Perspectiva, v. 24, p. 273-299, 2006.
SAWAIA, B. (Org.) et al. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 2ª edição. Petrópolis: Editora Vozes: 2001.
SCHNEIDER, D. da C. Micropolítica e pedagogia menor: desdobramentos conceituais para se pensar a educação pelas vias da experimentação. Cascavel: Travessias, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/8653. Acesso em: 19 out. 2022.
SILVA, A. S. da. Direitos humanos e lugares minoritários: um convite ao pensar sobre os processos de exclusão na escola. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/343981822_Direitos_Humanos_e_lugares_mi noritarios_Um_convite_ao_pensar_sobre_os_processos_de_exclusao_na_escola_PROGRAMA_ETICA_E_CIDADANIA_construindo_valores_na_escola_e_na_sociedade. Acesso em: 11 mar. 2022.
UNESCO. Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1994. Disponível em: http://uniapae.apaebrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/10/DECLARA%C3%87%C3%83O-DE-SALAMANCA-E-LINHA-DA-A%C3%87%C3%83O-SOBRE-NECESSIDADES-EDUCATIVAS-ESPECIAIS.pdf. Acesso em: 29 de out. 2022.
UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos. 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 29 de out. 2022.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1994. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6928515/mod_resource/content/1/PIAGET%2C%20VYGOTSKY%20e%20WALLON%20pdf.pdf. Acesso em: 5 ago. 2022.
VYGOTSKY, L. S. Fundamentos de defectologia. In: Obras completas. Tomo V. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1997.
VYGOTSKY, L. S. A educação do comportamento emocional. In: L. S. Vigotski. Psicologia pedagógica (p. 113-124). Porto Alegre: Artmed, 2003.
VYGOTSKY, L. S. Teoría de las emociones: Estudio histórico-psicológico. Madrid: Akal Universitaria, 2004.
WALLON, H. As origens do caráter na criança: os prelúdios do sentimento de personalidade. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1971.
WALLON, H. A criança turbulenta: estudo sobre os retardamentos e as anomalias do desenvolvimento motor e mental. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
WALLON, H. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 The Especialist
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.