Tradução Comentada de um artigo científica de Língua Portuguesa para Libras

uma avaliação transformada em reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a3

Palavras-chave:

Processo Tradutório, Libras, Interpretação, Textos acadêmicos

Resumo

Esse trabalho é fruto de um estudo realizado num curso de formação de intérpretes de librasque apresentou como resultado a tradução comentada de um artigo científico, escolhido pelo estudante. O objetivo aqui é discutir o texto, sua relevância para o estudo, uma vez quebusca aqui explicitar o processo realizado em quatro anos de curso e apresentar as reflexõesrealizadas para a tradução e tradução do artigo para a Língua Brasileira de Sinais – Libras,comentando as técnicas utilizadas para realização da tradução, trazendo os pressupostos estudados durante o Curso de Letras Libras, resgatando principalmente os autores dos
estudos da Tradução, as responsabilidades do Tradutor Intérprete de Libras. Esse trabalho  um processo investigativo que contou com referenciais teóricos e, sobretudo experimentação para organização das estratégias para a tradução. Essa reflexão se faz necessária  neste momento para que possamos olhar para as traduções em Libras que são oferecidas aos Surdos e principalmente para desmistificar a ideia que saber os sinais da Libras é suficiente para a realização de uma tradução de texto, principalmente textos acadêmicos.

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Biografia do Autor

Claudia Regina Vieira, Universidade Federal do ABC - UFABC Centro de Ciências Naturais e Humanas - CCNH

Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-graduação em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É Mestre em Educação pela UNIMEP/Piracicaba e bacharel em Letras/Libras no curso promovido pela UFSC com pólo na Unicamp/SP (2012). Atualmente trabalha como professora Adjunta A na Universidade Federal do ABC - UFABC, foi professora Assistente na UFSCar - Campus Sorocaba na qual atuou como docente de Libras e exerceu a função de vice-coordenadora do Curso de Pedagogia. Trabalhou com Educação Especial e Inclusiva na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo EAFEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Educação de Surdos e Inclusão.

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Publicado

2022-09-20 — Atualizado em 2022-09-27

Como Citar

Vieira, C. R. (2022). Tradução Comentada de um artigo científica de Língua Portuguesa para Libras: uma avaliação transformada em reflexão. The Especialist, 43(2), 36–49. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a3

Edição

Seção

Artigos