Presídios acreanos

remição de pena pela leitura como perspectiva para uma cidadania desejável

Autores

  • Inez de Oliveira Lima Nascimento Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes
  • Grassinete C. de Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a3

Palavras-chave:

Leitura Literária. Desigualdade Social. Privação de Liberdade.

Resumo

As discussões relacionadas à privação de liberdade merecem atenção, uma vez que as ciências humanas e as das linguagens ocupam lugar de destaque ao enfatizarem o lugar do sujeito no centro da sociedade. O objetivo deste texto é compreender como a educação em presídios no Acre contribui para uma perspectiva de cidadania desejável. Como fundamentação teórica aportamo-nos em Zilberman e Lajolo (2011) com a concepção de leitura e, Petit (2010) e Goffman (2004) com discussões sobre educação e leitura em espaços de crise, além de outros autores que tratam dessas temáticas. Por ser um estudo bibliográfico, baseamo-nos em notícias publicadas em sites virtuais acreanos, exclusivamente, agazeta.net, com o intuito de investigar como a leitura é compreendida em um contexto de privação de liberdade. Os resultados indicam que a educação e a leitura podem contribuir para a formação do sujeito na busca futura de uma cidadania desejável.

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Biografia do Autor

Grassinete C. de Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Grassinete C. de Albuquerque Oliveira - PhD in Applied Linguistics and Language Studies from PUC-SP. Leader of the Education, Languages, Applied Linguistics and Teaching Research Group (ELLAE). Adjunct Professor at the Federal University of Acre (UFAC), works in the Graduate Programs at Ppehl-UFAC, at ProfLetras-UFAC and works as a Collaborating Professor at LAEL-PUCSP.

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Publicado

2023-04-07 — Atualizado em 2023-05-22

Versões

Como Citar

Nascimento, I. de O. L., & C. de Albuquerque Oliveira, G. (2023). Presídios acreanos: remição de pena pela leitura como perspectiva para uma cidadania desejável. The Especialist, 44(1), 43–62. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i1a3 (Original work published 7º de abril de 2023)