A construção da identidade profissional dos residentes do núcleo Interdisciplinar da residência pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p138-166

Palavras-chave:

Identidade profissional, Residentes da UFABC, Análise textual multivariada

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar as indicações da construção de identidade profissional pelos residentes de uma universidade federal do estado de São Paulo, Brasil, referente às ações do núcleo interdisciplinar/matemática em 2020/2021. O software IRaMuTeQ foi utilizado para a análise textual multidimensional a partir da organização em textos (corpus), sendo cada um deles definido como “segmento de texto”. Cada texto foi elaborado considerando o que foi enfatizado na pesquisa: “De que forma a residência pedagógica contribuiu para sua identidade como docente?” É possível considerar que, mesmo nesse período de atividades remotas e pandemia da Covid-19, os(as) residentes vinculados ao Programa Residência Pedagógica (PRP) consideraram as experiências vivenciadas no programa relevantes para sua formação docente, visto que relataram consideráveis aprendizados que foram fundamentais para a qualificação de sua prática docente e, consequentemente, para a formação de sua identidade profissional.

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Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do ABC

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição da UFABC; do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Strict Sensu em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro; coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, coordenador do projeto aprovado no edital Universal da FAPEMIG: A Utilização Da Metodologia De Resolução de Problemas no Ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória na Educação Básica. Coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao CNPq.

Carla Alves de Souza, Escola Estadual Reverendo Omar Daibert

Doutora em Educação na área de Ensino de Ciências e Matemática

Maria do Carmo Pereira Servidoni, Escola Estadual Professor Alfredo Burkart

Mestrado em Educação

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Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022