Formação em Fonoaudiologia: Considerações acerca da realidade brasileira e chilena

Autores

  • Anelise Henrich Crestani UFSM
  • Ana Paula Ramos de Souza UFSM
  • Exequiel Plaza Universidade de Talca - Chile
  • Elenir Fedosse UFSM
  • Josiane Fernanda Vendrúscolo UFSM
  • Valdirene Batista Ribeiro Costa

Palavras-chave:

fonoaudiologia, educação, instituições de ensino superior.

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta resultados de um convênio de cooperação técnico-científica, que estuda a formação e inserção da Fonoaudiologia no Brasil e no Chile. Objetivo: analisar dados referentes ao número de cursos, vagas oferecidas, matrículas efetivadas e profissionais egressos de universidades públicas e privadas no Brasil e no Chile. Método: a coleta de dados sobre as Instituições brasileiras de Ensino Superior se deu a partir do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação, e a das chilenas por meio do Serviço de Informações sobre Educação e Conselho Nacional de Educação.  A análise foi descritiva abrangendo o número de cursos, de vagas, o processo seletivo e o número de egressos nas décadas de 90 a 2010. Resultados: No Brasil, houve grande crescimento do número de cursos e oferta de vagas em Fonoaudiologia entre 2001 e 2003, e decréscimo a partir de 2008. O número de egressos se manteve entre 1500 e 2000 profissionais nas três últimas décadas. Na realidade chilena houve um crescimento maior a partir 2004, que se mantém constante até os dias atuais. Em ambos os países o sistema privado expandiu muito mais que o público. Conclusão: Houve uma expansão de vagas e matriculados em cursos de Fonoaudiologia em ambos os países, a partir de 2001, no Brasil, e de 2004, no Chile. Essa expansão evidencia efeitos da política internacional para ensino superior na América Latina, que privilegia o sistema privado de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anelise Henrich Crestani, UFSM

Fonoaudióloga, mestre e doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria.

Ana Paula Ramos de Souza, UFSM

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Santa Maria, Doutora em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS);

Exequiel Plaza, Universidade de Talca - Chile

Fonoaudiólogo mestre em Transtornos da Comunicação, Diretor da Faculdade de Fonoaudiologia da Universidade de Talca- Chile.

Elenir Fedosse, UFSM

Fonoaudióloga, doutora em Linguística, docente do curso de Graduação em Fonoaudiologia e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria.

Josiane Fernanda Vendrúscolo, UFSM

Fonoaudióloga, mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM.

Valdirene Batista Ribeiro Costa

Fonoaudióloga, Profissional de Atividades Estratégicas do Conselho Federal de Fonoaudiologia, docente das Faculdades Juscelino Kubitschek, Mestranda em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

Henrich Crestani, A., Ramos de Souza, A. P., Plaza, E., Fedosse, E., Vendrúscolo, J. F., & Batista Ribeiro Costa, V. (2014). Formação em Fonoaudiologia: Considerações acerca da realidade brasileira e chilena. Distúrbios Da Comunicação, 26(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/16544

Edição

Seção

Artigos