Perfil dos estudantes de Fonoaudiologia segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
Palavras-chave:
Educação Superior, Avaliação Educacional, Fonoaudiologia.Resumo
Este estudo propõe compreender a evolução dos estudantes e dos cursos de Fonoaudiologia do ano de 2004 à 2010. Foram analisados os dados expressos nos relatórios síntesedo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) de 2004 à 2010 em relação ao perfil e conceito dos cursos de Fonoaudiologia, perfil dos estudantes e estatísticas da prova. Os resultados mostram que participaram 11.662 estudantes de fonoaudiologia, e que houve uma mudança no perfil dos estudantes de fonoaudiologia ao longo dos anos, com maior índice de acesso do sexo masculino, da cor/etnia pardo(a) e/ou mulato(a), e com diminuição nas notas do ENADE para o componente de formação específica, o que reflete uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva em Fonoaudiologia. No perfil dos cursos de Fonoaudiologia houve uma redução da oferta de cursos pela rede privada de ensino, uma ampliação das instituições públicas de ensino e conceitos superiores a média nacional.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Andréia Cristina Munzlinger dos Santos, Gabriela De Luccia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.