Análise da atenção pré-natal na percepção de puérperas

Autores

  • Ângela Barbieri
  • Letícia M Fonseca
  • Marizete I Ceron
  • Elenir Fedosse

Palavras-chave:

cuidado pré-natal, saúde materno-infantil, educação em saúde, pesquisa interdisciplinar.

Resumo

Introdução: A atenção pré-natal prevê a promoção de saúde materno-infantil incluindo o tratamento dos problemas que, por desventura, ocorram nesse período. Objetivo: Analisar a atenção pré-natal na percepção de usuárias que realizaram o parto em um hospital universitário, de uma cidade de médio porte do RS e caracterizar as práticas de pré-natal ofertadas neste município. Material e Método: A amostra constou de 150 puérperas que foram entrevistadas em até 48 horas após o parto. A entrevista abordou a realização do pré-natal e a percepção das puérperas acerca do mesmo. O período de coleta foi de dois meses. Resultados: Das 150 puérperas entrevistadas, 91,33% realizaram pré-natal em diferentes serviços de saúde de densidades tecnológicas (Hospital, Consultório Particular e Atenção Básica). Quando houve orientações durante o pré-natal, o assunto mais abordado foi amamentação, seguido dos hábitos saudáveis de alimentação, contracepção e cuidados com o bebê. 100% das usuárias que realizaram o pré-natal no hospital, com a equipe interdisciplinar, não sentiram falta de esclarecimento ou novas informações. Conclusão: Apesar do alto índice de realização de pré-natal, uma análise apurada evidencia uma desarticulação entre o período pré-natal, parto e puerpério e revela a importância de uma abordagem interdisciplinar no pré-natal a exemplo da praticada pelo Programa de Residência multiprofissional em que o estudo foi realizado.

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Biografia do Autor

Ângela Barbieri

Psicóloga. Pós-Graduação em Residência Multiprofi ssional em Sistema Público de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestranda em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Letícia M Fonseca

Fisioterapeuta. Pós-Graduação em Residência Multiprofi ssional em Sistema Público de Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Marizete I Ceron

Fonoaudióloga. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Elenir Fedosse

Fonoaudióloga. Professora Adjunta do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, ambos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

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Artigos