FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM CRIATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1879-1894

Palavras-chave:

Formação Continuada, Aprendizagem Criativa, TPACK, Currículo.

Resumo

Este trabalho objetiva analisar o impacto das ações da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, entre 2016 e 2018, à luz do conceito Aprendizagem Criativa e da teoria dos 4 Ps. Também se pauta no modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que sistematiza a intersecção entre conhecimentos pedagógicos, de conteúdo e tecnológicos necessários a uma ação docente integrada à tecnologia. A metodologia qualitativa envolveu a descrição de um processo formativo de professores do estado do Paraná. Os dados foram coletados ao término do curso. A observação da formação continuada dos professores, abordando metodologias ativas, demonstrou dificuldade em aproximar tais metodologias dos conteúdos curriculares, assim como a complexidade de se implementar práticas inovadoras numa cultura escolar alicerçada por práticas tradicionais.

Biografia do Autor

Elisabete Aparecida Alves Soares, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Mestre em Estudos da Linguagem. Doutoranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR - PR

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, UNIAN - Universidade Anhanguera de São Paulo UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Doutora em Educação (Currículo). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo e do Programa de Pós Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR - PR

Fátima Aparecida da Silva Dias, UNOPAR - Universidade Norte do Paraná

Doutora em Educação Matemática. Docente do Programa de Pós Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da UNOPAR - PR

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Publicado

2020-12-16

Edição

Seção

Artigos