FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1879-1894Palavras-chave:
Formação Continuada, Aprendizagem Criativa, TPACK, Currículo.Resumo
Este trabalho objetiva analisar o impacto das ações da Diretoria de Políticas e Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação do Paraná, entre 2016 e 2018, à luz do conceito Aprendizagem Criativa e da teoria dos 4 Ps. Também se pauta no modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), que sistematiza a intersecção entre conhecimentos pedagógicos, de conteúdo e tecnológicos necessários a uma ação docente integrada à tecnologia. A metodologia qualitativa envolveu a descrição de um processo formativo de professores do estado do Paraná. Os dados foram coletados ao término do curso. A observação da formação continuada dos professores, abordando metodologias ativas, demonstrou dificuldade em aproximar tais metodologias dos conteúdos curriculares, assim como a complexidade de se implementar práticas inovadoras numa cultura escolar alicerçada por práticas tradicionais.
Referências
ACKERMANN, Edith. Tools for constructive learning: rethinking interactivity. Massachusetts Institute of Technology Media Laboratory. Epistemology and Learning Group. Epistemology & Learning Memo No. 15, 1993. Disponível em: https://web.media.mit.edu/~edith/publications/1993-tools%20for.const.%20E&L.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: Trajetórias convergentes ou divergentes? São Paulo: Paulus, 2011.
KOEHLER, Matthew J.; MISHRA, Punya. What is technological pedagogical content knowledge? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, v. 9, n. 1, 2009. Disponível em: http://www.citejournal.org/vol9/iss1/general/article1.cfm. Acesso em: 01 jul. 2019.
MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054, 2006.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PAPERT, Seymour; HAREL, Idit. Situating constructionism. In: HAREL, I.; PAPERT, S. (Ed.). Constructionism. Norwood: Ablex Publishing Corporation, 1991. Disponível em: http://www.papert.org/articles/SituatingConstructionism.html. Acesso em: 10 jul. 2019.
RESNICK, Mitchel. Give P’sachance: Projects, Peers, Passion, Play. In: Proceedings of Constructionism and Creativity Conference, Vienna, Austria, 2014.
SCHELLER, Morgana; VIALI, Lori; LAHM, Regis Alexandre. A Aprendizagem no contexto das tecnologias: uma reflexão para os dias atuais. CINTED- Novas Tecnologias na Educação, [S. l.], dezembro 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/53513 . Acesso em: 11 jul. 2019.
SHULMAN, Lee. S. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), pp. 1-22, 1987.
VALENTE, José Armando. Por quê o computador na educação. In: VALENTE, José Armando (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2. ed. Campinas: Gráfica Unicamp, 1998. p. 29-53.
VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 864-897, jul./set.2016. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em 28 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.