Em tempos sombrios, diálogos ousados
a busca da presença do pensamento freiriano na teoria da interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e56547Palavras-chave:
currículo dialógico, formação do Ser Mais, interdisciplinaridade, pedagogia freirianaResumo
Neste artigo, propomo-nos a analisar o lugar que a interdisciplinaridade ocupa no pensamento freiriano e as relações que existem entre a concepção libertadora, segundo Paulo Freire, e as categorias do interdisciplinar, organizadas por Ivani Fazenda. Para isso, refletimos também sobre o currículo dialógico como elemento essencial ao processo de humanização, o qual, atrelado à interdisciplinaridade, contribui para a construção do pensamento crítico-reflexivo, despertando-nos para o desejo de Ser Mais e mobilizando-nos para a emancipação social-política-histórica-ética, pois, ao assumirmos a docência como uma ação gnosiológica e de compreensão epistemológica, desenvolvemos, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem com vistas à ação transformadora e à equidade social.
Referências
ARAGÓN, Rosane; ZORZI, Analisa; TURCHIELO, Luciana Boff. Concepções e práticas docentes: o que dizem as publicações sobre os cursos de pedagogia a distância. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, p. 1-22, e-21404, out./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao. Acesso em: 07 mar. 2021.
CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Permanecer na docência: o que revelam professores iniciantes do Pibid? Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 58, p.1-24, e-22474, out./dez., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao. Acesso em: 07 mar. 2021.
DICKMANN, Ivo. Pedagogia do ser mais. Chapecó: Livrologia, 2020.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (coord.). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Reler Paulo Freire à luz da autonomia na interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 7, p. 84 - 87. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/24878. Acesso em: 13 mar. 2021.
FERREIRA, Maria Elisa de Matos Pires. Perceber-se interdisciplinar. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Práticas interdisciplinares na escola. 13. ed. [Edição revista e ampliada]. São Paulo: Cortez, 2013, p. 13-14.
FERNANDES, João Viegas. Amor. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 90-100.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 73. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FRIGOTTO, Gaudêncio; DICKMANN, Ivo; PERTUZATTI, Ieda. Currículo integrado, Ensino Médio Técnico e Base Nacional Comum Curricular: entrevista com Gaudêncio Frigotto. Revista e-Curriculum, v.15. n. 3, p. 871-884, jul/set., 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 25 mar. 2021.
GAETA, Cecília Damas. O permanente ciclo da inovação curricular no Ensino Superior. Revista e-Curriculum. v.18. n. 3, p. 1197-1213, jul/set., 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 13 mar. 2021.
GALEANO, Eduardo. Las Palabras Andantes. Montevidéu, Uruguai: Ediciones Chanchito, 1994.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abril, 2002, p. 20-28. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 set. 2020.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas curriculares: continuidades ou mudanças de rumos? Revista Brasileira de Educação, n. 26, maio-ago. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000200009&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 set. 2020.
MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação no ensino Superior e Formação por competências. Revista e-Curriculum. v.18. n. 3, p. 1275-1297, jul./set., 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 13 mar. 2021.
MORAES, Maria Cândida. Ambientes de Aprendizagem como expressão de convivência e transformação. In: MORAES, Maria Cândida; NAVAS; Juan Miguel Batalloso (orgs.). Complexidade e Transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2010. p. 21-62.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Salina, 2015.
OLIVEIRA, Elialdo Rodrigues; CHIZZOTTI, Antonio. Currículo e contexto multicultural: significações a partir da realidade vivida na formação docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18. n. 3, p. 1359-1380, jul/set., 2017. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 13 mar. 2021.
OLIVEIRA, Maria Marly de; RIBEIRO, Maria Magali de Lima (orgs.). Paulo Freire: 20 anos de ausência presença. Recife: Tarcísio Pereira, 2020.
SHOR, Ira; FREIRE, Paulo. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
SILVA, Genilda Maria da; CARVALHO, Odair França de. A necessidade do currículo na perspectiva dialógica: entre o discurso e a ação – reflexões interdisciplinares. In: Anais da VII Semana Internacional de Pedagogia – As Lutas da Pedagogia em Tempos de Pandemia: Ciência, Pedagogia e Formação Docente. 29/11/2020 – 05/12/2020. Alagoas: UFAL, 2020. Disponível em: https://doity.com.br/vii-semana-internacional-de-pedagogia-2020. Acesso em: 07 mar. 2021.
SILVA-PIRES, Felipe do Espírito Santo; TRAJANO, Valéria da Silva; ARAUJO-JORGE, Tania Cremonini. A teoria da aprendizagem significativa e o jogo. Revista Educação em Questão, Natal, v. 58, n. 57, p. 1 – 21, e-21088, jul./set., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao. Acesso em: 07 mar. 2021.
SOUZA, Luiz Carlos Pereira. Ação. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. 120-121.
SUANNO, João Henrique. Práticas inovadoras em educação: uma visão complexa, transdisciplinar e humanística. In: MORAES, Maria Cândida; NAVAS; Juan Miguel Batalloso (orgs.). Complexidade e Transdisciplinaridade em educação: teoria e prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2010, p. 207-226.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VIEIRA, Élio. Trabalho. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p.122-127.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.