Em tempos sombrios, diálogos ousados

a busca da presença do pensamento freiriano na teoria da interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e56547

Palavras-chave:

currículo dialógico, formação do Ser Mais, interdisciplinaridade, pedagogia freiriana

Resumo

Neste artigo, propomo-nos a analisar o lugar que a interdisciplinaridade ocupa no pensamento freiriano e as relações que existem entre a concepção libertadora, segundo Paulo Freire, e as categorias do interdisciplinar, organizadas por Ivani Fazenda. Para isso, refletimos também sobre o currículo dialógico como elemento essencial ao processo de humanização, o qual, atrelado à interdisciplinaridade, contribui para a construção do pensamento crítico-reflexivo, despertando-nos para o desejo de Ser Mais e mobilizando-nos para a emancipação social-política-histórica-ética, pois, ao assumirmos a docência como uma ação gnosiológica e de compreensão epistemológica, desenvolvemos, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem com vistas à ação transformadora e à equidade social.

Biografia do Autor

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE Campus Petrolina - PE

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Formação de professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) (UPE), Especialista em Pedagogia (UPE), Licenciada em Pedagogia (UPE), professora efetiva da rede municipal de Petrolina - PE e professora substituta na Universidade de Pernambuco Campus Petrolina - PE. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaços Escolares e Não-escolares do Sertão Pernambucano (GEPESPE).

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutorado em educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE e Coordenador Geral de Extensão – Pró-Reitoria de Extensão. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE).

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Publicado

2024-11-19

Edição

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Artigos