Educação do Campo, ensino de matemática e pandemia
desafios educacionais para estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61329Palavras-chave:
educação do campo, ensino e aprendizagem de matemática, pandemiaResumo
Este trabalho traz resultados de uma pesquisa realizada em uma Escola do Campo. Do tipo qualitativa com característica da pesquisa-ação, tem-se o objetivo de discutir impactos da pandemia no ensino e na aprendizagem de matemática. Em observações derivadas de uma pesquisa socioeducacional/estágio docência em Educação do Campo, notamos que os alunos apresentavam dificuldades em determinadas tarefas solicitadas pelo professor, fossem orais, escritas no quadro ou no caderno. Mediante diálogos com os sujeitos e observação nos cadernos de atividades, percebemos a problemática e propomos a realização de atividades didáticas. Os dados apontam desafios sobre o ensino e a aprendizagem e reflexões de possíveis impactos socioeducacionais em escolas do campo: descortinação da elevação da desigualdade social em razão da dificuldade de acessibilidade dos alunos às componentes curriculares.
Referências
ARAÚJO, Francisco Willame Gomes de; SILVA, Emanoel Marcilio de Abrantes Gadelha; SILVA, Roberlândia de Abrantes Gadelha. Uma análise da educação matemática durante a pandemia de covid-19. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 7., 2020, Maceió. Anais eletrônicos [...]. Maceió: CONEDU, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID90_01092020003741.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/137. Acesso em: 17 ago. 2022.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Parecer CNE/CP no 5, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno [2020]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 10 jun. 2024.
CALDART, Roseli Salete. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 60-81, jan./jun. 2003. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2009-1/Educacao-MII/3SF/A_ESCOLA_DO_CAMPO_EM_MOVIMENTO.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004.
CALDART, Roseli Salete. Função social das escolas do campo e desafios educacionais do nosso tempo. Olhos críticos, Guarapuava, mar. 2020. Disponível em: https://olhoscriticos.files.wordpress.com/2020/03/artigo-func3a7c3a3o-social-das-esc.-do-campo-e-desafios-educac.-do-nosso-tempo-roseli-s.-caldart.pdf. Acesso em: 9 jan. 2022.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Penso, 2014.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da educação do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sonia Meire Santos Azevedo de (orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional “Por Uma Educação do Campo”, 2004. p. 32-53. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/contribuicoes-para-a-construcao-de-um-projeto-de.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jun. 2024.
PINHEIRO, Liliane. As relações entre o território rural e as políticas educacionais de resposta a pandemia por Covid-19 voltadas às escolas públicas localizadas no campo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3587/1/Liliane%20Pinheiro.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SILVA, Allan Vicente de Macedo; SILVA, Nicolly Peçanha do Nascimento. Ensinando Matemática em tempos de pandemia. Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 16, 4 maio 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/ensinando-matematica-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 25 fev. 2022.
SILVA, Filipe Carvalho; LIMA, Joás do Nascimento; ALENCAR, Júlio César Carvalho; SILVA, Rebeca Maciel; PINHEIRO, José Milton Lopes. Educação Matemática e Pandemia: as movimentações do campo de pesquisa frente ao contexto que se impõe. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 157-177, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/54080. Acesso: 25 fev. 2022.
SILVA, Josias Pedro da; LIMA, Iranete Maria da Silva; GITIRANA, Verônica. Ensinar matemática à luz de uma perspectiva crítica: algumas reflexões. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 207-228, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/45544. Acesso em: 20 jan. 2022.
SILVA, Maria do Socorro Pereira da; CUNHA, Adriana Lima Monteiro; SANTOS, Thaynan Alves dos. Educação básica nas escolas do campo no contexto da pandemia: ensino remoto para quem? Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 416-430, maio/ago. 2021. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/1131/835. Acesso em: 12 set. 2022.
SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; BORGES NETTO, Mário. Por uma educação do campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando, Cruz das Almas, n. 3, p. 45-60, nov. 2011.
SOUZA, Maria Antônia de; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues; FONTANA, Maria Iolanda. Educação em tempos de pandemia: narrativas de professoras(es) de escolas públicas rurais. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – RBPAB, Salvador, v. 5, n. 16, p. 1614-1631, dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9172/7324. Acesso em: 18 mar. 2022.
THIOLLENT, Michel. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista e-Curriculum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.