Educação do Campo, ensino de matemática e pandemia

desafios educacionais para estudantes do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61329

Palavras-chave:

educação do campo, ensino e aprendizagem de matemática, pandemia

Resumo

Este trabalho traz resultados de uma pesquisa realizada em uma Escola do Campo. Do tipo qualitativa com característica da pesquisa-ação, tem-se o objetivo de discutir impactos da pandemia no ensino e na aprendizagem de matemática. Em observações derivadas de uma pesquisa socioeducacional/estágio docência em Educação do Campo, notamos que os alunos apresentavam dificuldades em determinadas tarefas solicitadas pelo professor, fossem orais, escritas no quadro ou no caderno. Mediante diálogos com os sujeitos e observação nos cadernos de atividades, percebemos a problemática e propomos a realização de atividades didáticas. Os dados apontam desafios sobre o ensino e a aprendizagem e reflexões de possíveis impactos socioeducacionais em escolas do campo: descortinação da elevação da desigualdade social em razão da dificuldade de acessibilidade dos alunos às componentes curriculares.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Gaia Assunção, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 2016). Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2006). Especialização em Fundamentos da Matemática Elementar (UEPA, 2008) e em Educação do Campo Desenvolvimento e Sustentabilidade (UFPA, 2009). Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA, 2014), no Instituto de Ciências Humanas (ICH), no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (PPGECM). Professor da Educação Básica de 1994 a 2014. Atua na área da Educação com ênfase em Educação Matemática, nos seguintes temas: Teorias da Didática da Matemática, Etnomatemática e Práticas Socioculturais com Matemática. Fundamentos da Matemática Elementar. Ensino de Matemática e Práticas Docentes. Educação Básica, Educação do Campo e Formação de Professores.

Veracy dos Santos Lima, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Professora do Ensino Básico em Escolas do Campo. Licenciada em Educação do Campo - ênfase em Matemática.

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2024-06-28

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Artigos