Desafios e possibilidades na rede municipal de educação de Diadema na gestão 2021-2024 a partir da prática curricular da Justiça Curricular

Autores

  • Juliana Fonseca de Oliveira Neri Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Branca Jurema Ponce Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Ana Lúcia Sanches Secretaria Municipal de Educação de Diadema

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e69412

Palavras-chave:

Justiça Curricular, Projeto Político Pedagógico Participativo, Educação Integral, políticas públicas, legitimação

Resumo

O estudo da experiência de Diadema (2021-2024) a partir da proposta da Justiça Curricular revela-se como um contraponto aos avanços neoliberais porque é orientado a partir da participação social e da promoção da dignidade humana. Este artigo analisa os desafios e possibilidades desse conceito e seus desdobramentos práticos nas políticas públicas e práticas pedagógicas da rede municipal de Diadema, legitimando a experiência da história do Município e do país. Utiliza-se da categoria legitimidade, da Teoria Crítica da Educação, da proposta da Justiça Curricular, da justiça social pluralista e do ciclo de políticas como referencial teórico. A metodologia qualitativa adota a análise de conteúdo de documentos públicos. Diadema destaca-se como referência de legitimação e busca por Justiça Curricular, apesar dos desafios enfrentados.

Biografia do Autor

Juliana Fonseca de Oliveira Neri, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-doutoranda em Educação na UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Unimes.

Branca Jurema Ponce, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Formação em Filosofia e Pedagogia. Pós-Doutorado na Universidade da Coruña (2022). Professora Titular da PUC-SP. Vários cargos de gestão acadêmica, incluindo o de Vice-Reitora (2000-2004). Líder do Grupo de Educação e Pesquisa em Justiça Curricular (GEPEJUC).

Ana Lúcia Sanches, Secretaria Municipal de Educação de Diadema

Doutora em Educação e Currículo PUC-SP. Secretária de Educação de Diadema e Coordenadora do GT de Educação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Artigos