Currículo, neurociencia y formación docente

Autores/as

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) http://orcid.org/0000-0002-3550-6680
  • Eliane Silvestre Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Renata Gadoni Porto Fonseca Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59967

Palabras clave:

neurociencia, curso de pedagogía, formación de profesores, proceso de enseñanza y aprendizaje, matrices curriculares

Resumen

El objetivo de este artículo fue repetir la investigación Neurociencia em la formación docente: um estudio de la realidade brasileña (desarrollada por Grossi et al. em 2013 y publicada em 2014) y Neurociencia em la formación inicial docente: uma investigación cientifica (desarrollada por Grossi et al. en 2018 y publicada em 2019) para ver qué há cambiado desde entonces. Se realizó una investigación cualitativa y descriptiva en el 2022. En cuanto al procedimiento técnico, se realizó una investigación documental. Los resultados indican la presencia de conocimientos de neurociencia en los cursos de formación de profesores es aún pequeña y, la realidad percibida hace nueve años es la misma. Refuerza la necesidad de cambiar las matrices curriculares de estos cursos, para que puedan tener disciplinas sobre neurociencia, para que los profesores entiendan cómo funciona el cerebro.

 

Biografía del autor/a

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG.  Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Nova Faculdade. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Graduada em Engenharia Elétrica pela PUCMinas. Professora Titular do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Líder do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Eliane Silvestre Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Pós-graduação em Psicopedagogia pela FUMEC.  Pós-graduação em Design Instrucional para EaD pela UNIFEI. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Professora Regente de turma Anos Iniciais na SEE-MG e como tutora EaD no curso de Pedagogia na UFOP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG. Professora na SEE-MG.

 

Renata Gadoni Porto Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Clínica com ênfase em Neuroaprendizagem pela Nova Faculdade. Graduada em Psicopedagoga Institucional pela UNOPAR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Professora da Sociedade de Ensino e Beneficência. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

 

Citas

ALMEIDA, Altanir Gonçalves de. LEMOS, Francisco José Tavares de; SILVA, Gilmar Almeida da; SANTOS, Tiago Silva dos. Perspectivas interdisciplinares da realidade educacional. Jundiaí: Paco, 2021.

BARTOSZECK, Amauri Betini. Neurociência na educação. Revista Eletrônica Faculdades Integradas Espírita, v. 1, p. 1- 6, 2006. Disponível em: http://www.geocities.ws/flaviookb/neuroedu.pdf. Acesso em: 30 out. 2022.

BIANCHI, Lana Cristina de Paula; MIETTO, Vera Lucia de Siqueira. Neurociência: as novas rotas da educação. Revista Psiquiatria Infantil, 2012. Disponível em: http://www.psiquiatriainfantil.com.br/biblioteca_de_pais_ver.asp?codigo=58. Acesso em: 15 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundamentos pedagógicos e estrutura geral da BNCC. Portal MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=56621-bnccapresentacao-fundamentos-pedagogicos-estrutura-pdf&category_slug=janeiro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional para formação do professor vai revisar cursos para conhecimento e valorização. Portal MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=71951. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 02, de 30 de agosto de 2022. Altera o art. 27 da Resolução CNE/CP n.º 02, de 20 de dezembro de 2019, que define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica e institui a base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n.º 04, de 29 de maio de 2024. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados não licenciados e cursos de segunda licenciatura). Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Resolucao-cne-cp-004-2024-05-29.pd. Acesso em: 30 nov. 2024.

CHEDID, Kátia Andréia Kühn. Psicopedagogia, educação e neurociências. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 24, n. 75, p. 298-300, 2007. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862007000300009. Acesso em: 30 out. 2022.

COSENZA, Ramon Moreira; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2014.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihay. A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. São Paulo: Rocco, 1999.

FELIX, Tatiana E. R.; FREIRE, Regina Maria. Dislexia sob o olhar da literatura específica. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 299-307, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13145. Acesso em: 11 nov. 2022.

GAGNÉ, Robert Mills. The conditions of learning and theory of instruction. 4. ed. New York: Holt, Rinchardt and Winston, 1985.

GOMES, Manoel Messias; GOMES, Francisco das Chagas; ARAUJO NETO, Benjamim Bento de; MOURA, Niege Dagraça de Sousa; MELO, Severina Rodrigues de Almeida; ARAUJO, S. Suelda Felício de; NASCIMENTO, Ana Karina do; MORAIS, Lourdes Michele Duarte de. Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, v. 19, n. 15, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/reflexoes-sobre-a-formacao-de-professores-caracteristicas-historico-e-perspectivas. Acesso em: 11 nov. 2022.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. Os critérios que devem estar presentes nas salas de aula, baseados nos princípios da neurociência. AVACEFETMG, 2022. Disponível em: https://avacefetmg.org.br/. Acesso em: 15 nov. 2022.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; BORJA, Shirley Doweslei. A neurociência e a educação e distância: um diálogo necessário. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, Sergipe, v. 9, n. 19, p. 87-102, maio/ago. 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/5598. Acesso em: 15 nov. 2022.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LOPES, Aline Moraes; COUTO, Pablo Alves. Neurociência na formação de Professores: um estudo da realidade brasileira. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 27-40, jan./jun. 2014. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/821-Texto%20do%20artigo-1913-1-10-20140815-4.pdf. Acesso em: 15 nov. 2022.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; OLIVEIRA, Eliane Silvestre; AGUIAR, Fabiane Angélica de. A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica. Ensino Em Re-Vista, v. 26, n. 3, p. 871-895, 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/50991. Acesso em: 15 nov. 2022.

GUERRA, Leonor Bezerra. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Interlocução, v. 4, n. 4, p. 1-12, 2011. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/68251102/texto-apoio-neurociencias-e-educacao. Acesso em: 15 nov. 2022.

IBICT. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. 2021. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 25 out. 2022.

KANDEL, Eric. Em busca da memória. O nascimento de uma nova ciência da mente. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LENTZ, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Atheneu, 2010.

MAIA, Heber. Neuroeducação e ações pedagógicas. Rio de Janeiro: Wak, 2011. v. 4.

MARKOVA, Dawna. O natural é ser inteligente: padrões básicos de aprendizagem a serviço da criatividade e educação. São Paulo: Summus, 2000.

MIGLIORI, Regina. Neurociências e educação. São Paulo: Brasil Sustentável Editora, 2013.

NAVIA, Diogo Goulart. A contribuição das neurociências para a aprendizagem da música na busca ou manutenção da expertise musical. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

OLIVEIRA, Gilberto Gonçalves de. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação dos professores. Educação Unisinos, v. 18, n. 1, p. 13-24, 2014. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.181.02. Acesso em: 16 nov. 2022.

RABELO, Livia Nascimento. Funções executivas e sua importância para o desenvolvimento infantil. Brain Support, 2022. Disponível em: https://www.brainlatam.com/blog/funcoes-executivas-e-sua-importancia-para-o-desenvolvimento-infantil-1872. Acesso em: 13 nov. 2022.

RELVAS, Marta Pires. Neurociência do aprendizado e a sala de aula. In: METRING, Roberte; SAMPAIO, Simaia (org.). Neuropsicopedagogia e aprendizagem. Rio de Janeiro: Wak, 2016.

ROTTA, Newra; BRIDI FILHO, César; BRIDI, Fabiane (org.). Neurologia e aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016.

SOUSA, Anne Madeliny Oliveira Pereira de; ALVES, Ricardo Rilton Nogueira. neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Revista de Psicopedagogia, v. 34, n. 105, p. 320-331, 2017. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/542/a-neurociencia-na-formacao-dos-educadores-e-sua-contribuicao-no-processo-de-aprendizagem. Acesso em: 13 nov. 2022.

Publicado

2024-12-16

Número

Sección

Artigos