Currículo, neurociência e a formação de professores

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) http://orcid.org/0000-0002-3550-6680
  • Eliane Silvestre Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)
  • Renata Gadoni Porto Fonseca Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e59967

Palavras-chave:

neurociências, curso de pedagogia, formação de professores, processo de ensino e aprendizagem, matrizes curriculares

Resumo

O objetivo deste artigo foi repetir as pesquisas Neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira (desenvolvida por Grossi et al. em 2013 e publicada em 2014) e A neurociência na formação inicial de professores: uma investigação científica (desenvolvida por Grossi et al. em 2018 e publicada em 2019) para verificar o que mudou desde então. Para tal, foi realizada em 2022 uma pesquisa qualitativa com enfoque descritivo, e, quanto ao procedimento técnico, efetuou-se uma pesquisa documental. Os resultados indicaram que no Brasil ainda é pequena a presença dos conteúdos da neurociência nos cursos de formação de professores. Logo, a realidade percebida há nove anos ainda é a mesma. Assim, esta presente pesquisa reforça a necessidade de alteração nas matrizes curriculares desses cursos, inserindo disciplinas acerca da neurociência para que os professores conheçam o funcionamento do cérebro.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG.  Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia pela Nova Faculdade. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Graduada em Engenharia Elétrica pela PUCMinas. Professora Titular do Departamento de Educação e do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Líder do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

Eliane Silvestre Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Pós-graduação em Psicopedagogia pela FUMEC.  Pós-graduação em Design Instrucional para EaD pela UNIFEI. Graduada em Pedagogia pela UFMG. Professora Regente de turma Anos Iniciais na SEE-MG e como tutora EaD no curso de Pedagogia na UFOP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG. Professora na SEE-MG.

 

Renata Gadoni Porto Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Especialista em Clínica com ênfase em Neuroaprendizagem pela Nova Faculdade. Graduada em Psicopedagoga Institucional pela UNOPAR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Professora da Sociedade de Ensino e Beneficência. Membro do Grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

 

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Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Artigos