As mídias audiovisuais e a atuação docente

Autores

  • Andrea Vicente Toledo Abreu Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e61493

Palavras-chave:

professores e mídias, cinema e educação, jogos educativos, celulares

Resumo

A busca pelo entendimento sobre o uso das mídias audiovisuais na educação não são recentes e fazem parte das discussões da academia, desde sua inserção no cotidiano das escolas. É consenso que para construir conhecimento sobre o tema é necessário ouvir professores e conhecer seus posicionamentos, julgamentos e dificuldades. Foi assim que este texto foi construído, fruto de pesquisa qualitativa que ouviu professoras, por meio de rodas de conversa. Especialistas nesta área da educação, referenciaram o estudo: Martín-Barbero (2021), Duarte (2009) e Bergala (2008) foram alguns deles. As conversas mostraram que depois de mais de quatro décadas do início das atividades com as mídias audiovisuais nas escolas, problemas como a carência de formação, de equipamentos e acesso precário à internet permanecem os mesmos.

Biografia do Autor

Andrea Vicente Toledo Abreu, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutora em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio, com doutorado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade na UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professora no curso de Tecnologia em Cinema e Animação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Cataguases. Dedica-se ao estudo das mídias na educação junto ao Grupo de Pesquisa em Educação e Multimídia (GRUPEM), além de coordenar o Grupo de Pesquisa Educação, Audiovisual e Narrativas Transmídia (GEANT). Desenvolve pesquisas na educação básica com ênfase na formação de professores e em iniciativas audiovisuais e de incentivo à leitura e à escrita com crianças. É bolsista do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

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2024-12-13

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Artigos