Formação inicial docente para o uso pedagógico das tecnologias digitais
um estudo com licenciandos(as) de ciências da natureza
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e64601Palavras-chave:
formação inicial de professores, tecnologia educativa, educação em ciências, currículoResumo
Esta pesquisa analisa experiências curriculares de estudantes de licenciatura em Ciências da Natureza em relação à sua formação para integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) ao currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados advêm de análise documental; questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados, à luz dos estudos de currículo e de integração das TDIC na educação, evidenciam que são escassas e não lineares as discussões sobre uso pedagógico dessas tecnologias na graduação. As compreensões dos(as) licenciandos(as) sobre esse tema estão mais relacionadas a percursos curriculares pessoais ou a experiências vivenciadas em disciplinas não didático-pedagógicas. Os sujeitos também mostram uma visão utilitarista das TDIC na educação – o que, em parte, pode decorrer das práticas dos formadores e de fragilidades nos Projetos Pedagógicos dos cursos.
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