O sequestro da autonomia docente

a redução da profissão e da didática nas contrarreformas neoliberais

Autores

  • Ana Carolina Sabino dos Santos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Ellen Maria Santos Portela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Helena Maria dos Santos Felício Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Gabriel Gerber Hornink Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65551

Palavras-chave:

didática, formação de professore, BNCC, BNC-Formação

Resumo

Este artigo objetiva compreender como as reformas neoliberais, nomeadamente Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC- Formação) afetam a autonomia dos professores e como a Didática tem sido impactada, perdendo seu caráter crítico e adotando uma postura instrumental. Este estudo segue uma abordagem qualitativa, baseando-se na análise documental da BNCC e a BNC-Formação à luz da teoria crítica. Com base nas análises realizadas, constata-se que essas contrarreformas têm um impacto negativo na autonomia dos professores e provocam alterações na natureza da Didática, enfraquecendo sua abordagem crítica e transformando-a em uma abordagem meramente instrumental. Isso resulta em um distanciamento da perspectiva de formar um professor intelectualmente formado.

Biografia do Autor

Ana Carolina Sabino dos Santos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas-MG. Doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Ellen Maria Santos Portela, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia; Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia.

Helena Maria dos Santos Felício, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutora e Mestre em Educação, com foco no Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós doutora em educação pela Universidade do Minho, Portugal. Professora adjunta na Universidade Federal de Alfenas. 

Gabriel Gerber Hornink, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de Campinas (UNICAMP), na área de tecnologias educacionais.  Realizou pós-doutoramento na Universidade do Minho. Professor Adjunto na Universidade Federal de Alfenas. 

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Santos, A. C. S. dos, Portela, E. M. S. ., Felício, H. M. dos S., & Hornink, G. G. (2025). O sequestro da autonomia docente: a redução da profissão e da didática nas contrarreformas neoliberais. Revista E-Curriculum, 23, e65551. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e65551

Edição

Seção

Artigos