Reforma e Reforma da reforma do Ensino Médio e a disciplina de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2025v23e72567Palavras-chave:
Lei 13.415/2017, Lei 14.985/2024, Disciplina de Filosofia, Ensino Médio, BrasilResumo
O presente artigo trata das implicações das leis 13.415/2017 (“Reforma do Ensino Médio”) e 14.985/2024 (“Reforma da reforma”) para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, dispõe em relevo os aspectos conjunturais que as edificaram, o que se manteve entre ambas, apresenta números para ofertarem o contraste entre situações anteriores e posteriores às duas leis e de uma em relação a outra. A fim de qualificar o debate em pauta, o trabalho trata de fenômenos ocorridos em dez estados como expoentes do que se apresenta na República Federativa do Brasil. Notadamente acerca de questões concernentes aos números das horas-aula reservadas à disciplina de Filosofia, à redução do tempo para a Formação Geral Básica, ao advento dos Itinerários Formativos, às Parcerias Público-Privadas, à situação laboral da docência, à plataformização da educação e à percepção dos estudantes sobre a qualidade dos sistemas educacionais.
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