Resultados do implante coclear bilateral em crianças e adultos: revisão de literatura
Palavras-chave:
Perda auditiva. Implante coclear. Reabilitação da deficiência auditiva. Percepção da fala. Avaliação de resultados.Resumo
Apesar do implante coclear unilateral proporcionar ao usuário compreensão de fala nas situações de silêncio, o implante coclear bilateral tem sido indicado a fim de proporcionar ao seu usuário os benefícios da audição binaural. Renomados grupos de pesquisa nesta área recomendam a indicação do implante coclear bilateral em determinadas situações. Neste sentido, o objetivo deste estudo é apresentar a revisão de literatura de estudos científicos que abordam os resultados do implante coclear bilateral. O levantamento bibliográfico foi conduzido nas bases de dados LILACS, Medline e SciELO e focou os artigos científicos publicados entre os anos de 2008 e janeiro/2012. Embora o nível de evidência científica dos estudos analisados seja questionável foi possível verificar que o implante coclear bilateral melhora o desempenho de localização sonora e de percepção da fala no silêncio e no ruído, em adultos e crianças, independente do tempo entre a cirurgia e a idade do paciente. Porém, as crianças que recebem o segundo implante coclear com menos idade e com intervalos mais curtos entre as cirurgias parecem obter maior benefício. Nos casos de deficiência auditiva pós-lingual o tempo entre as cirurgias não é um fator tão relevante na influência sobre os resultados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2013-08-27
Como Citar
Melo, T., Bevilacqua, M. C., & Tanamati, L. (2013). Resultados do implante coclear bilateral em crianças e adultos: revisão de literatura. Distúrbios Da Comunicação, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/12527
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2013 Tatiana Melo, Maria Cecília Bevilacqua, Liege Tanamati
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.