Auto-análise vocal de alunos do curso de teatro

Autores

  • Izabel C.C. Miranda Fonoaudióloga, Especialista em Voz, Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, estagiária de pós-doutorado em Estudos Linguísticos na Faculdade de Letras da UFMG (Bolsista FAPEMIG).
  • Adriana C. Ladeira Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Vivian L. Gouvêia Fonoaudióloga pós-graduada em Disfagia e Fonoaudiologia Hospitalar pela FONOHOSP / CEFAC.
  • Viviane R. Costa Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Palavras-chave:

voz, treinamento da voz, qualidade da voz, distúrbios da voz.

Resumo

Objetivo: identificar a percepção que os alunos do curso de teatro da PUC Minas apresentam em relação à própria voz, identificando os sintomas e queixas, bem como os hábitos vocais apresentados pelos indivíduos. Métodos: foi aplicado o Teste de Auto-Análise da voz em 40 alunos do curso de teatro da PUC Minas de Belo Horizonte, composto por 40 perguntas objetivas em relação ao conhecimento da própria voz, queixas vocais, sintomas e hábitos vocais presentes e um questionário contendo 7 questões objetivas relacionadas ao perfil do aluno do curso de teatro da PUC Minas e aos recursos utilizados para melhorar a voz. Resultados: A análise do perfil desses alunos apontou predominância do gênero feminino (70%), com idade média de 27 anos. Pouco mais da metade dos alunos (52,5%) trabalhavam, tendo profissões diversificadas. A maioria dos alunos do curso de teatro relatou fazer o curso com o intuito de se profissionalizar e que o recurso mais utilizado para cuidar da voz foi a ingestão de água. O teste de auto-análise mostrou que os itens marcados correspondem a fatores que predispõem a ocorrência de disfonia. Conclusão: Os alunos de teatro da PUC Minas cometem abusos vocais e desconhecem formas de prevenir alterações vocais, o que mostra que não estão conscientes sobre a saúde vocal, necessitando, pois, de orientação e conscientização sobre os danos que podem ocorrer com a voz, caso alguns comportamentos inadequados persistam.

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Miranda, I. C., Ladeira, A. C., Gouvêia, V. L., & Costa, V. R. (2012). Auto-análise vocal de alunos do curso de teatro. Distúrbios Da Comunicação, 24(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13152

Edição

Seção

Artigos