Avaliação da qualidade/satisfação do aprendizado de discentes em disciplina prática do curso de fonoaudiologia

Autores

  • Lorena Ferreira Peixoto Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia.
  • Letícia Correa Celeste Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia.
  • Eduardo Magalhães da Silva Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia
  • Laura Davison Mangilli Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p625-635

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Avaliação Educacional, Avaliação

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade/satisfação do aprendizado de discentes do curso de Fonoaudiologia em sua primeira disciplina prática do curso. Método: estudo prospectivo, observacional/descritivo, realizado com 24 discentes de Fonoaudiologia que cursaram a disciplina “Trabalho de Campo em Fonoaudiologia 1”. Trata-se de uma disciplina cujo objetivo é desenvolver habilidades de observação e análise no processo comunicativo humano. Para o desenvolvimento deste estudo, foram coletadas informações mediante aplicação de um questionário. Os dados foram analisados por meio da distribuição de frequência absoluta e relativa, e a Correlação de Spearman foi utilizada para a análise de correlação entre as questões. Resultados: verificou-se que para que ocorra uma melhor satisfação/aprendizado da disciplina faz-se necessário sua revisão e aprimoramento, principalmente em relação à carga horária, o dia e horário de sua realização, a qualidade das aulas teóricas introdutórias e das atividades práticas, e o número de atividades/ações. Conclusões: Foi possível avaliar a qualidade/satisfação do aprendizado de discentes do curso de Fonoaudiologia em sua primeira disciplina prática. Com base nos resultados obtidos será possível discussões, identificação de reformulações e proposição de melhorias e/ou de implantação de novos conteúdos e ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lorena Ferreira Peixoto, Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia.

Graduando do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília.

Letícia Correa Celeste, Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia.

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília

Eduardo Magalhães da Silva, Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília

Laura Davison Mangilli, Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia.

Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Cielândia da Universidade de Brasília.

Publicado

2017-12-27

Como Citar

Peixoto, L. F., Celeste, L. C., Silva, E. M. da, & Mangilli, L. D. (2017). Avaliação da qualidade/satisfação do aprendizado de discentes em disciplina prática do curso de fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 29(4), 625–635. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p625-635

Edição

Seção

Artigos