Avaliação da qualidade/satisfação do aprendizado de discentes em disciplina prática do curso de fonoaudiologia
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2017v29i4p625-635Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Avaliação Educacional, AvaliaçãoResumo
Objetivo: avaliar a qualidade/satisfação do aprendizado de discentes do curso de Fonoaudiologia em sua primeira disciplina prática do curso. Método: estudo prospectivo, observacional/descritivo, realizado com 24 discentes de Fonoaudiologia que cursaram a disciplina “Trabalho de Campo em Fonoaudiologia 1”. Trata-se de uma disciplina cujo objetivo é desenvolver habilidades de observação e análise no processo comunicativo humano. Para o desenvolvimento deste estudo, foram coletadas informações mediante aplicação de um questionário. Os dados foram analisados por meio da distribuição de frequência absoluta e relativa, e a Correlação de Spearman foi utilizada para a análise de correlação entre as questões. Resultados: verificou-se que para que ocorra uma melhor satisfação/aprendizado da disciplina faz-se necessário sua revisão e aprimoramento, principalmente em relação à carga horária, o dia e horário de sua realização, a qualidade das aulas teóricas introdutórias e das atividades práticas, e o número de atividades/ações. Conclusões: Foi possível avaliar a qualidade/satisfação do aprendizado de discentes do curso de Fonoaudiologia em sua primeira disciplina prática. Com base nos resultados obtidos será possível discussões, identificação de reformulações e proposição de melhorias e/ou de implantação de novos conteúdos e ações.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Lorena Ferreira Peixoto, Letícia Correa Celeste, Eduardo Magalhães da Silva, Laura Davison Mangilli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.