Autopercepção da voz por professores de escola pública
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p500-510Palavras-chave:
Voz, Disfonia, Qualidade de vida, Saúde do trabalhador, Adaptação psicológica.Resumo
Introdução: O uso profissional da voz possui aspectos próprios e os professores apresentam um elevado risco vocal. Objetivo: Identificar a percepção que professores da rede pública possuem de suas vozes e o tipo e foco de estratégias de enfrentamento que eles usam quando percebem mudanças vocais. Métodos: Três protocolos de autoavaliação vocal foram respondidos por 100 professores (GE) e 40 não professores (GC): Termos Descritivos da Voz (TDV), Perfil de Participação e Atividades Vocais (PPAV), que permite o cálculo da Pontuação de Limitação de Atividade (PLA) e da Pontuação de Restrição de Participação (PRP) e o Protocolo de Estratégias de Enfrentamento das Disfonias (PEED), que classifica as estratégias usadas para lidar com distúrbios de voz com foco no problema e/ou na emoção. Escores mais altos no PPAV e no PEED indicam maior incapacidade. Os dados foram comparados com um nível de confiança de 95%. Resultados: Professores classificaram 53 descritores como negativos, com 1% a 40% de ocorrência, contra 40 descritores de não professores, com máximo de 11% de ocorrência. Os escores totais do PPAV e PEED foram, respectivamente, por grupo, 41,95/13,37 e 37,90/10,23, e a PLA foi de 7,59/1,96 e PRP, 4,95/1,43. O GE relatou mais (37,90) estratégias de enfrentamento do que o GC (10,23), sendo as focadas na emoção (GE = 23,21 e GC = 6,53) mais frequentes do que as focadas no problema (GE = 14,69 e GC = 3,70). Todos os dados mostraram diferença significativa (p<0,05) entre GE e GC. Conclusão: Os professores percebem o impacto das mudanças em suas vozes, com maior impacto na comunicação diária. Mostram maior ocorrência de estratégias de enfrentamento para lidar com estas modificações na voz e estas são mais centradas na emoção do que no problema.Downloads
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Publicado
2019-10-28
Como Citar
Santos, R. K. S., Marques, R. D., Fernandes, A. C. N., & Silva, E. M. da. (2019). Autopercepção da voz por professores de escola pública. Distúrbios Da Comunicação, 31(3), 500–510. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p500-510
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Seção
Artigos
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Copyright (c) 2019 Rayane Kelly Santana Santos, Raissa Dias Marques, Ana Carolina Nascimento Fernandes, Eduardo Magalhães da Silva
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